Operação Faker: polícia cumpre mandados contra fraude documental e lavagem de dinheiro no Piauí

01/12/2022 09h39


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/ PC-PIOperação Faker: polícia cumpre mandados contra fraude documental e lavagem de dinheiro em Teresina e Agricolândia.(Imagem:Divulgação/ PC-PI)Operação Faker: polícia cumpre mandados contra fraude documental e lavagem de dinheiro em Teresina e Agricolândia.

A Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) e o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) deflagraram na manhã desta quinta-feira (1º) a Operação Faker nos municípios de Teresina e Agricolândia contra crimes de fraude documental, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, 15 mandados de busca e apreensão, além do sequestro patrimonial contra pessoas envolvidas nesses crimes. A Justiça autorizou o sequestro patrimonial contra os bens dos alvos da operação até o montante de R$ 28.253.726,45.
Investigações

Em abril de 2019, o Greco realizou apreensões em um escritório de contabilidade na capital piauiense. Foram encontrados diversos documentos falsos, cartões bancários e carimbos.

A partir disso, policiais da Deccor constataram a existência de uma organização criminosa no Piauí e no Maranhão que atuava com fraudes documentais e lavagem de dinheiro, com potencial participação de cartórios, estabelecimentos bancários e outros entes.

Foi apurado que várias pessoas e empresas fictícias eram criadas pelo grupo criminoso. A investigação mostrou que, a partir dessas pessoas físicas e jurídicas falsas, a organização criminosa conseguia movimentar quantias em dinheiro de forma dissimulada, com o objetivo de esconder seu patrimônio e causar prejuízo às reais vítimas – fisco e bancos.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews