Onze cidades do Piauí registram as maiores temperaturas do país; Oeiras e Bom Jesus superaram 41ºC

07/10/2022 09h14


Fonte G1 PI

Imagem: Ronaldo Oliveira/ EPTVAlta temperatura(Imagem:Ronaldo Oliveira/ EPTV)Alta temperatura

O Piauí ficou no ranking com as cidades mais quentes do país nessa quarta-feira (5). Onze dos 20 municípios com maiores temperaturas foram do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As cidades de Oeiras e Bom Jesus chegaram a 41,1ºC. Já Piripiri, Picos e Castelo do Piauí atingiram 40ºC. Enquanto Teresina registrou a maior temperatura do ano, com 38,9ºC.

Outras cidades no Sul do estado registraram 11% de umidade relativa do ar, sendo que o ideal é 50 a 60%.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, o motivo das altas temperaturas é a localização geográfica do estado e uma massa de ar seco sob o Piauí.

"Outro fator é que agora estamos entrando na Primavera, quando os raios solares estão aquecendo mais a nossa região intertropical. Para complementar, temos instaurado agora um centro de altas pressões sob a região central do país, incluindo o estado do Piauí, que inibe a formação de nuvens, fazendo com que a umidade caía a níveis bem baixos e incidência de radiação solar para a superfície da Terra é bem maior", explicou.

Para a meteorologista, mesmo com a mudança de estação e início das chuvas, as temperaturas no Piauí não vão cair tanto. As maiores temperaturas estão concentradas na região Sul do estado, especialmente no semiárido, onde também a umidade do ar está mais baixa.

"Final de outubro começa as chuvas no estado do Piauí, pelo menos naqueles dias que chover vai amenizar as temperaturas. De um modo de geral, até novembro estão previstas temperaturas próximas do 40ºC", destacou.