ONG emite alerta para turistas sobre o cuidados com os ninhos de tartarugas no Litoral piauiense

23/01/2020 08h20


Fonte G1 Piauí

Imagem: Instituto Tartarugas do DeltaNinhos encontrados no litoral piauiense(Imagem:Instituto Tartarugas do Delta)Ninhos encontrados no litoral piauiense

Pesquisadores do Instituto Tartarugas do Delta estão emitindo alerta aos turistas sobre o cuidado ao transitar nas parias do município de Luís Correia, distante 338 km ao Norte de Teresina, devido à época de reprodução das tartarugas marinhas. Ao todo, já foram encontrados 24 ninhos de tartarugas em todo o Litoral do Piauí. Cada ninho está sinalizado.

“Estamos monitorando as fêmeas e seus ninhos nesse período de temporada reprodutora no nosso Litoral, que acontece de janeiro a julho. Os primeiros ninhos já foram registrados desde o início de janeiro e atualmente temos 24 devidamente marcados”, disse Werlanne Magalhães, Bióloga e Vice-Presidente do Instituto Tartarugas do Delta.

Segundo a bióloga, um dos principais conflitos enfrentados pelos pesquisadores é a circulação de veículos na praia, principalmente na temporada de férias. “Isso compromete não só os ninhos, mas também o bem estar dos banhistas que frequentam o litoral”, contou.

As praias com registros de ninhos são: Praia do Arrombado, Praia Peito de moça, Praia do Coqueiro e Praia do Maramar.

De acordo com a ONG, cada ninho está devidamente sinalizado com uma bandeira e uma placa informando que ali tem um ninho. Os biólogos recomendam aos turistas que encontrarem um ninho que não devem tocar, nem mexer nos ovos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: praia, tartarugas, ninhos