Ondas que causaram estragos na orla de Luís Correia devem durar até março, diz especialista

29/01/2023 10h44


Fonte ClubeNews

Imagem: ReproduçãoA maré alta destruiu barracas nas praias de Macapá e de Maramar neste final de semana.(Imagem:Reprodução)A maré alta destruiu barracas nas praias de Macapá e de Maramar neste final de semana.

A temporada de marés altas iniciou no município de Luís Correia, litoral do Piauí, e deve perdurar pelos próximos dois meses. A beleza do espetáculo natural chama a atenção de turistas e moradores, mas também causa estragos bares localizados nas orlas das praias.

No último fim de semana, as ondas de até 2,5m invadiram algumas barracas nas praias de Macapá e de Maramar. O professor e especialista em Engenharia de Pesca, Cezar Fernandes, explica que é comum acontecerem eventos assim nesse período do ano.

“É normal surgir essas fortes ondulações nesse período, resultado da interferência do Centro de Alta Pressão do Hemisfério Norte. Esse fenômeno também é responsável por trazer bastante chuva para o estado”, disse.

Além disso, Cezar também destacou que os prejuízos causados pela maré alta também são consequências do aquecimento global, visto que este fator provocou aumento no nível dos oceanos.

“Todos nós também sabemos que as mudanças climáticas alteraram o nível do mar. Com isso, as águas estão avançando com muita frequência para as zonas costeiras”,
afirmou.

O especialista aponta que o reordenamento da zona costeira piauiense é a melhor alternativa para evitar prejuízos, especialmente porque as ondas intensas devem permanecer até o mês de março.

“Em fevereiro e março a maré alta vai continuar no Piauí. Por esta razão, é necessário formar um grupo com geólogos, oceanógrafos e outros especialistas para trabalhar em uma maneira de gerir o zoneamento da região litorânea. Caso contrário, acidentes vão continuar acontecendo”, alertou.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: litoral, alta, mares