Onça-pintada é flagrada com filhote na Serra da Capivara e recebe nome em homenagem a Niède Guidon

04/08/2022 09h12


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/ICMBioOnça-pintada é flagrada com filhote no Parque Nacional da Serra da Capivara e recebe nome de Niède Guidon em homenagem; vídeo.(Imagem:Divulgação/ICMBio)Onça-pintada é flagrada com filhote no Parque Nacional da Serra da Capivara e recebe nome de Niède Guidon em homenagem; vídeo.

Uma onça-pintada e seu filhote foram identificados no Parque Nacional da Serra da Capivara, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em São Raimundo Nonato, município 521 km ao Sul de Teresina. Câmeras noturnas flagraram o passeio dos animais no dia 7 de julho deste ano, mas só agora as imagens foram divulgadas.

Após o registro, pesquisadores do ICMBio nomearam a onça-pintada mãe como Niède Guidon, em homenagem à arqueóloga e fundadora do Parque da Serra da Capivara.

“Os pesquisadores deram o nome. A onça é a mãe do parque, é uma analogia. Temos tido o registro de muitas onças, pintadas e pardas, saudáveis na área do parque, isso nos mostra que o ambiente está equilibrado e que o nosso trabalho deve continuar incansável para a proteção delas e de todo esse habitat”,
informou a chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, a arqueóloga, educadora e ambientalista Marrian Helen Rodrigues.

Em um vídeo enviado aos pesquisadores do Instituto, Niède Guidon celebrou os animais e relembrou a época em que costumava visitar o parque. Ela tem 89 anos e está reclusa desde o início da pandemia por causa de problemas de saúde.

“Muito bonita essa onça. Me fez lembrar quando eu ia ao Parque, eu sempre via as onças. Inclusive tinha uma que era amiga minha. Quando eu chegava, ela vinha bem pertinho de mim e ficava ali me olhando. Então, viva as onças! Espero que elas deixem o seu legado ao parque”,
disse nas imagens.

Conforme o ICMBio, a onça-pintada está entre as espécies mais ameaçadas da caatinga, devido à perda de habitat causada por desmatamentos e queimadas, geralmente provocadas pelo ser humano.

“Com a pandemia, a trégua da interferência humana em seu habitat pode ser uma das razões de cenas como esta passarem pelas câmeras noturnas do parque. [As onças] não gostam muito de se aproximar de humanos e, mais importante, a presença das duas espécies típicas da região, a parda e a pintada, tem diminuído nos últimos anos”,
destacou em nota o Museu da Natureza, localizado nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Capivara.

“Por esta razão, ver um filhote de onça-pintada com sua mãe, a esta altura, é extremamente importante. Este registro só foi possível graças ao incansável trabalho dos pesquisadores do ICMBio e da administração do parque, que tem trabalhado para preservar as espécies típicas da região”, diz outro trecho da nota.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: parque, serra, on?a