Oeiras recebe a Feira da Agricultura Familiar

20/08/2022 10h12


Fonte Ascom

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarOeiras recebe a Feira da Agricultura Familiar(Imagem:Divulgação)Oeiras recebe a Feira da Agricultura Familiar

Chegou a vez de Oeiras no sul do Piauí, receber a Feira da Agricultura Familiar! A primeira edição do evento na cidade, promete aquecer a economia local, que vai contar com a participação de quase oitenta produtores da região. A abertura oficial da feira, aconteceu nessa sexta-feira (19). Até domingo (21), visitantes vão ter a oportunidade de ver de perto a força da agricultura familiar da região e aproveitar gratuitamente todos os espaços do evento que traz também vendas de diversos produtos, stands de exposição, culinária regional, arte e cultura e muito mais!

A Feira da Agricultura Familiar é executada pelo governo do estado, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), e tem como principal objetivo promover, incentivar e divulgar a produção de pequenos e médios produtores rurais do estado, fortalecendo e contribuindo para o desenvolvimento local e regional da agricultura familiar.

O projeto iniciado em 2022, vai acontecer anualmente nas principais cidades do Piauí com um papel importante na cooperação entre os agricultores, consumidores, instituições e poder público, buscando a valorização do produtor e da produção agrícola local, mostrando a importância da sua realização como forma de identidade e fortalecimento comercial.

A Feira da Agricultura Familiar leva também a oportunidade para que os consumidores tenham acesso a produtos diversos e alimentos saudáveis e com procedência conhecida. O evento também incentiva a cultura regional levando artistas locais e nacionais.

A perspectiva dos organizadores é que, com o passar dos anos, sejam aumentados o número de expositores e produtos oferecidos. Para o diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, o evento é uma oportunidade que dá voz e vez, ao pequeno agricultor que antes, não tinha aonde expor e vender seus produtos.

“É gratificante para nós do Emater ver a alegria e entusiasmo dos agricultores. Eles se sentem valorizados e conseguem ter nas feiras, uma grande oportunidade de negócio. Entendemos que além da capacitação que o Emater já oferece, é importante também apoiar projetos como esse, que mostram na prática, o talento e a qualidade da produção das famílias agrícolas do Piauí”, disse Leonardo Nogueira.

As edições da Feira da Agricultura Familiar vem sendo motivo de comemoração principalmente para os produtores rurais que, além de expor, conseguem comercializar os produtos. Este ano o evento aconteceu nas cidades de Várzea Grande, Valença e em Teresina nos bairros Poty Velho (zona norte) e Dirceu Arcoverde (zona sudeste). Após Oeiras, o projeto segue para as cidades de Água Branca e Barras. O objetivo do Emater, é levar a feira para todo o estado, dando a mesma oportunidade para todas as pessoas que dependem da agricultura familiar no Piauí.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: feira, agricultura, produ??o