Ocupação de leitos de UTI para Covid-19 atinge 90% em Teresina; cirurgias eletivas são suspensas

31/01/2021 10h20


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dedicados ao combate à Covid-19 nos hospitais de Teresina chegou a ficar entre 88% e 92% neste sábado (30), de(Imagem:Reprodução)
 A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dedicados ao combate à Covid-19 nos hospitais de Teresina chegou a ficar entre 88% e 92% neste sábado (30), de acordo com o secretário municipal de saúde, Gilberto Albuquerque. Segundo a Sesapi, durante a noite a ocupação ficou em 82%.

Por conta disso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) determinou a suspensão das cirurgias eletivas ambulatoriais em todo o Piauí, exceto as cirurgias do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP). A suspensão vale por 14 dias, a contar a partir deste sábado (30) até 13 de fevereiro.

Cirurgias eletivas são procedimentos planejados com antecedência. A palavra "eletiva" significa que a cirurgia é opcional, ou seja, é baseada numa decisão do paciente ou do médico.

O objetivo da suspensão, segundo a Sesapi, é concentrar os esforc?os nos atendimentos de urge?ncia e emerge?ncia em toda a rede pu?blica estadual de sau?de, enquanto a capital atravessa o período de taxas de ocupac?a?o elevadas.

Ainda segundo o comunicado da Sesapi, as consultas ambulatoriais, cirurgias da regulação e demais procedimentos de urgência e emergência continuam.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: segundo, sesapi, cirurgias