Obrigatoriedade de simulador em autoescolas gera reclamações no PI

13/12/2015 07h00


Fonte G1 PI

A implantação de um simulador de direção veicular volta a ser polêmica entre os donos de autoescolas e os alunos. Para cumprir a norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que passa a ser obrigatório a partir do próximo ano, os empresários afirmam a necessidade de aumentar o preço da habilitação.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarObrigatoriedade de simulador em autoescolas gera reclamações no PI.(Imagem:Divulgação)

O simulador permite ao aluno testar várias situações de tráfego por meio de um dispositivo semelhante a um carro. De acordo com o Contran, o uso do equipamento será obrigatório para quem vai tirar a carteira de motorista, a partir do ano que vem e os processos de habilitação só poderão ser concluídos se o aluno fizer pelo menos cinco aulas.

Segundo o presidente do Sindicato da Autoescolas do Piauí, Everaldo Ferreira, a maioria das empresas não tem condições de comprar o aparelho, que custa em média R$ 40 mil.

"Uma escola no interior que tenha apenas dois veículos e vierem comprar um equipamento deste é inviável. Hoje o simulador é uma realidade para a falência das autoescolas. Muitas delas vão fechas duas portas. Não somos contra nenhuma tecnologia para melhorar a capacidade de ensino do aluno e situação real do trânsito, apenas que ela não seja posta como obrigatoriedade",
declarou.

Nas autoescolas, a nova determinação dividiu a opinião dos alunos. O socioeducador Paulo Albuquerque acredita que a ideia simulador é boa, no entanto, o custo não deveria ser repassado ao cliente.

"Acho que o equipamento não tem muita eficácia, porque o que aprendemos mais no trânsito e vamos ter as aulas práticas. Para quê este simulador?",
questionou o estudante Eric Ribeiro.

O diretor do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran), Arão Lobão, explica que a orientação é federal e cabe ao órgão apenas fiscalizar o cumprimento da norma. De acordo com o Detran Piauí, a legislação federal definida pelo Contran não obriga que todas as autoescolas tenham o simulador. É permitido que o equipamento seja compartilhado entre estabelecimentos.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews