OAB-PI pede que Procuradoria Geral de Justiça fiscalize aplicação da vacina contra a Covid-19

23/01/2021 15h23


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoOAB-PI pede que Procuradoria Geral de Justiça fiscalize aplicação da vacina contra a Covid-19(Imagem:Divulgação)OAB-PI pede que Procuradoria Geral de Justiça fiscalize aplicação da vacina contra a Covid-19

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, solicitou à Procuradoria Geral de Justiça que fiscalize a aplicação da vacina contra a Covid-19 em todo o estado. A iniciativa visa garantir o cumprimento, inicialmente, da imunização dos grupos prioritários para alcançar o objetivo de redução de morbidade, mortalidade e transmissão da doença.

O pedido foi feito nesta sexta-feira (22) pelo presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, que enviou ofício à procuradora-geral Carmelina Moura. Ele considerou a quantidade "irrisória" de doses da vacina que, segundo os dados divulgados pelo Governo do Estado, inicialmente, a meta é vacinar 1.113.329 pessoas dos grupos prioritários.

“Precisamos nos preocupar com a fiscalização na aplicação das vacinas para que não haja desvio e consequente imunização de pessoas que não estão nos grupos prioritários, tendo em vista a quantidade ínfima de doses para atender toda sociedade piauiense”, declarou o presidente da OAB-PI.

Na última sexta-feira (15), a OAB Piauí acompanhou a apresentação do Plano de Vacinação contra a Covid-19 no Piauí pelo Governo do Estado. O Plano apresenta as fases da vacinação, os grupos prioritários e demais informações operacionais, tais como, a capacitação de recursos humanos, monitoramento de eventos adversos, segurança e comunicação.

Na primeira fase serão vacinados trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais, povos e comunidade tradicionais ribeirinhas e Quilombolas, bem como a população indígena em terras indígenas demarcadas. Na segunda fase, serão as pessoas de 60 a 74 anos.

Já na terceira fase, será a vez das pessoas com comorbidades. Na quarta, estão as pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente grave, dentre outros grupos.


Tópicos: estado, vacina, grupos