OAB-PI divulga nota de repúdio contra ataques xenofóbicos ao Nordeste
07/10/2022 08h57Fonte G1 PI
Imagem: ReproduçãoOAB-PI divulga nota de repúdio contra ataques xenofóbicos ao Nordeste.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), Celso Barros Coelho Neto, assinou, nessa quarta-feira (5), uma nota de repúdio contra manifestações xenófobas direcionadas aos nordestinos desde o último domingo (2), após o resultado do primeiro turno das Eleições 2022.
No Nordeste, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República, Lula, obteve maior vantagem sobre o candidato do Partido Liberal (PL), Jair Bolsonaro. O petista venceu em todos os estados do Nordeste. Já Bolsonaro obteve maioria em todo o Centro-Oeste e no Sul do país.
No Piauí, Lula teve o melhor desempenho do país e venceu nos 224 municípios piauienses e obteve a preferência de 74,25% do eleitorado, contra 19,9% de Bolsonaro. Os resultados geraram ataques, sobretudo, nas redes sociais.
O documento produzido pela OAB também foi assinado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e pelos demais presidentes das seccionais do Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.
Em trecho da nota, os gestores relembraram a declaração da vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil em Uberlândia, Flavia Aparecida Moraes. A mulher, em vídeo publicado em uma rede social, disse que "não vai mais alimentar quem vive de migalhas", se referindo aos nordestinos.
“Não é a primeira vez que sofremos ataques como esse. Nas eleições de 2014, aconteceu o mesmo. É inaceitável que uma região que possui tanta riqueza natural, diversidade cultural e relevância econômica seja desrespeitada dessa forma. Não toleramos qualquer tipo de violência”, reforçou Celso Barros Coelho Neto.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela OAB
O Presidente do Conselho Federal da OAB e os Presidentes de todas as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, notadamente após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro.
Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens.
Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania.
As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo.
Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação!
Parabenizamos, ainda, a declaração do Presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, de repúdio às manifestações xenófobas perpetrada por advogada vinculada àquela seccional.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui