OAB cobra explicações após filha e genro de prefeito passarem em 1º e 2º lugar em concurso no PiauÃ
24/03/2023 10h30Fonte ClubeNews
Imagem: Divulgação/ OAB-PI Sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí.
Sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí.
 Sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí.
Sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí.A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, cobrou informações à Prefeitura de Assunção do Piauí, após a filha e o genro do prefeito da cidade – Antônio Luiz Neto (PSD) – aparecerem nas duas primeiras colocações do concurso para a Procuradoria Municipal. A OAB-PI notificou o Ministério Público do Estado e pediu a apuração do caso.
A advogada Leila Maria Lima Mota e o marido, Ronnivom de Sousa Lima, foram aprovados em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, explicou que a legislação considera ilegal a nomeação de parentes de até terceiro grau do gestor responsável pela admissão.
“Recebemos uma denúncia de irregularidade no certame, oficiamos o prefeito, o Ministério Público e pedimos explicações sobre todo o processo de realização do concurso. Em nenhum concurso público pode se ter dúvida de sua lisura sob pena de ser anulado”, afirmou o Presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.
Repercussão
O resultado do concurso para a Procuradoria Municipal de Assunção do Piauí foi divulgado nesta semana e gerou polêmica na cidade. Leila Maria foi aprovada com 54 pontos. Em segundo lugar ficou o marido, Ronnivom Lima, com 53 pontos. Ao Portal ClubeNews, ela defendeu que ambos estudaram para a prova e que não foram aprovados por serem da família do prefeito.
“Eu gosto de estudar. O que está acontecendo agora e, realmente, está me deixando magoada, é porque fiz esse concurso, me escrevi, me preparei para fazer essa prova. Quando vi o edital, muita coisa eu já sabia, mas, mesmo assim, bati ponto por ponto o edital. Eu entro em um concurso para passar; se eu vou passar ou não é outra conversa. Eu estudei, e estudei muito”, afirmou.
Leila Maria possui Licenciatura em Letras/Inglês, é bacharela em Administração de Empresas e em Direito, com registro na OAB-PI. Também possui especialização em Gestão Pública, Prática Previdenciária, Civil e Processo Civil. No momento, conclui uma pós em Direito Constitucional. Ronnivom Lima é bacharel em Ciências Contáveis, em Direito e tem licenciatura em Geografia.
A banca organizadora foi a Gabriel & Gabriel Consultoria Projetos e Serviços Ltda. O salário referência para Procurador Municipal é de R$ 3.985,30, com carga horária de 30 horas semanais. A prova aconteceu em fevereiro de 2023.













 
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                    