OAB cobra explicações após filha e genro de prefeito passarem em 1º e 2º lugar em concurso no Piauí

24/03/2023 10h30


Fonte ClubeNews

Imagem: Divulgação/ OAB-PISede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí.(Imagem:Divulgação/ OAB-PI)Sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, cobrou informações à Prefeitura de Assunção do Piauí, após a filha e o genro do prefeito da cidade – Antônio Luiz Neto (PSD) – aparecerem nas duas primeiras colocações do concurso para a Procuradoria Municipal. A OAB-PI notificou o Ministério Público do Estado e pediu a apuração do caso.

A advogada Leila Maria Lima Mota e o marido, Ronnivom de Sousa Lima, foram aprovados em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, explicou que a legislação considera ilegal a nomeação de parentes de até terceiro grau do gestor responsável pela admissão.

“Recebemos uma denúncia de irregularidade no certame, oficiamos o prefeito, o Ministério Público e pedimos explicações sobre todo o processo de realização do concurso. Em nenhum concurso público pode se ter dúvida de sua lisura sob pena de ser anulado”, afirmou o Presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.

Repercussão

O resultado do concurso para a Procuradoria Municipal de Assunção do Piauí foi divulgado nesta semana e gerou polêmica na cidade. Leila Maria foi aprovada com 54 pontos. Em segundo lugar ficou o marido, Ronnivom Lima, com 53 pontos. Ao Portal ClubeNews, ela defendeu que ambos estudaram para a prova e que não foram aprovados por serem da família do prefeito.

“Eu gosto de estudar. O que está acontecendo agora e, realmente, está me deixando magoada, é porque fiz esse concurso, me escrevi, me preparei para fazer essa prova. Quando vi o edital, muita coisa eu já sabia, mas, mesmo assim, bati ponto por ponto o edital. Eu entro em um concurso para passar; se eu vou passar ou não é outra conversa. Eu estudei, e estudei muito”, afirmou.

Leila Maria possui Licenciatura em Letras/Inglês, é bacharela em Administração de Empresas e em Direito, com registro na OAB-PI. Também possui especialização em Gestão Pública, Prática Previdenciária, Civil e Processo Civil. No momento, conclui uma pós em Direito Constitucional. Ronnivom Lima é bacharel em Ciências Contáveis, em Direito e tem licenciatura em Geografia.

A banca organizadora foi a Gabriel & Gabriel Consultoria Projetos e Serviços Ltda. O salário referência para Procurador Municipal é de R$ 3.985,30, com carga horária de 30 horas semanais. A prova aconteceu em fevereiro de 2023.


Tópicos: direito, prova, concurso