Número de presos por dirigir sob efeito de álcool em 2020 no PI foi maior que em 2019, diz PRF

01/03/2021 15h08


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/PRFClique para ampliarPRF fiscaliza a alcoolemia com o uso do etilômetro(Imagem:Divulgação/PRF)
Trezentas e sessenta e uma pessoas foram presas por conduzir veículo sob efeito de álcool em 2020, no Piauí, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O dado, divulgado nesta segunda-feira (1), revelou crescimento de 21,1% em comparação ao ano anterior, 2019, quando cerca de 280 pessoas foram presas pela mesma infração.

O aumento ocorreu apesar da quantidade reduzida de veículos em circulação, devido protocolos de segurança do Governo do Piauí e recomendações emitidas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) em combate à Covid-19.

Segundo a PRF, o fato de ter menos veículos circulando nas estradas facilitou a fiscalização. “Tivemos aproximadamente 10 meses de pandemia em 2020, isso permitiu que mais carros fossem vistos e verificados”, informou o inspetor Alexsandro Lima.

Conduzir veículo sob efeito de álcool é, atualmente, uma das maiores causas de acidentes no trânsito. Em 2020, foram realizados 30.101 testes de alcoolemia e lavrados 1.147 autos de infração.

Ao todo, a PRF registrou 86.166 autos de infrações em todo o estado, representando um aumento de 12% em relação ao ano de 2019, quando foram contabilizadas 75.826 violações.

Conforme levantamento, a PRF tirou de circulação 7.415 veículos sem condições adequadas de tráfego ou que estavam com problemas na documentação.

O Piauí foi o estado que mais apreendeu motocicletas e a infração mais cometida foi conduzir moto sem capacete de segurança, seguida por ultrapassagens em locais proibidos.

A direção sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ocupa o terceiro lugar na lista de violações mais praticadas.

Ações educativas
Além dos dados relacionados a infrações, a PRF informou que realizou ações educativas ao longo de 2020 para conscientização dos condutores visando um trânsito mais seguro.

Conforme a PRF, essas ações resultaram na sensibilização de 3.386 pessoas. "Todos esses números representam o esforço com o objetivo na preservação de vidas. Ao mesmo tempo, denotam a necessidade de uma maior conscientização por parte dos condutores em seguir, na sua plenitude, as regras de trânsito no estado", pontuou o inspetor Alexsandro Lima.

*Ilanna Serena, estagiaria sob a supervisão de Lucas Marreiros.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook