Número de mulheres que fará Enem no Piauí é quase o dobro do de homens

07/10/2023 20h18


Fonte ClubeNews

Imagem: Valter Campanato/ Agência BrasilAlunos aguardam abertura dos portões para prova do ENEM.(Imagem:Valter Campanato/ Agência Brasil)Alunos aguardam abertura dos portões para prova do ENEM.

Faltando apenas 24 dias para a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que acontece no dia 05 de novembro, a estudante do 3° ano, Maria Vitória, 17, intensificou a rotina de estudos já pensando na tão sonhada entrada na Universidade. A teresinense faz parte das 60.759 mulheres inscritas na prova no estado do Piauí, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com os dados divulgados, o número de mulheres inscritas é quase o dobro de homens, no exame deste ano, um total de 2,4 milhões (61,3%) dos 3,9 milhões inscritos.

Ao Portal ClubeNews, Maria Vitória, pretende cursar Psicologia, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e conta que o desejo de ingressar no curso superior surgiu ao entender que o estudo seria o caminho para “melhorar socialmente e ter minha estabilidade financeira”.

“É de suma importância as meninas estarem ocupando espaços dentro da Universidade. A gente sabe que no nosso país a até pouco tempo as mulheres eram privadas de direitos básicos e até mesmo do direito ao voto. Acredito que a ocupação desses espaços são necessários para haver a desconstrução da idealização arcaica do papel das mulheres”, destacou a estudante de rede pública.

Quem também se prepara é a estudante Ângela Sousa, de 18 anos, que deseja um curso na área da saúde e relata que o incentivo nos estudos veio de dentro de casa. “Tive incentivo da minha família, grande parte concluíram o ensino superior e sempre me incentivaram a seguir o exemplo deles”, informou a jovem ao Portal ClubeNews.

O que precisa saber para fazer o Enem?

Além de estar com os estudos em dia, é bom ficar atento desde agora aos aspectos práticos para a realização do exame, como a documentação necessária e o que pode ou não levar para o local das provas.

Como ocorre desde 2017, o exame será realizado em dois domingos consecutivos – antes, era aplicado em um único fim de semana, sábado e domingo. Em 2023, será nos dias 5 e 12 de novembro.

Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: exame, prova, estudos