Número de mulheres na produção agrícola cresceu 66% no Piauí, diz IBGE

27/10/2019 07h42


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarNúmero de mulheres na produção agrícola cresceu 66% no Piauí, diz IBGE.(Imagem:Cidadeverde.com)

O número de mulheres produtoras cresceu cerca de 66% em 2017 no Piauí. É o que mostram os resultados finais do Censo Agropecuário 2017 divulgados nesta sexta-feira (25) pelo IBGE. Atualmente, a cada cinco produtores piauienses, um é mulher.

O censo diz ainda que, mesmo com uma redução de cerca de 6% no analfabetismo entre os produtores agropecuários no Piauí, as pessoas que não sabem ler e escrever ainda representam aproximadamente 42% do total de produtores.

Outro dado apontado é que 27% dos produtores no Piauí afirmam nunca ter frequentado a escola e apenas 2,42% chegaram a realizar curso superior. O censo mostra ainda que está havendo um “envelhecimento” dos produtores agropecuários. Em 2017 cerca de 65% deles tinha mais de 45 anos.

O Censo Agropecuário 2017 mostra que o Piauí apresentou desconcentração dos estabelecimentos agropecuários, saindo da 5ª colocação dentre os mais concentrados do Brasil para a 8ª colocação. Houve melhoria na desconcentração dos estabelecimentos em 2017, onde 6% dos estabelecimentos agropecuários detinham aproximadamente de 70% da área total.

Os dados mostram também que aumentou em 30% o número de pessoas com o título definitivo de propriedade dos estabelecimentos agropecuários, já a orientação técnica caiu mais de 45% no período de 2006 a 2017.

A orientação técnica prestada pelos governos aos produtores também caiu. O índice chegou a 57% no período. De acordo com o Censo, mesmo assim ainda era responsável no período por 48% da assistência recebida.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook