Número de desaparecimentos no Piauí cresceu devido a maior procura pela polícia, diz delegado

21/07/2023 08h52


Fonte G1 PI

Imagem: Sthefany Prado/g1 PiauíDHPP em Teresina(Imagem:Sthefany Prado/g1 Piauí)DHPP em Teresina

Em entrevista ao g1, o delegado Jorge Terceiro, coordenador da Divisão dos Desaparecidos, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), informou que o crescimento de desaparecimentos no Piauí se deu devido ao aumento na procura pela polícia.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou nesta quinta-feira (20) que o número de desaparecimentos no Piauí aumentou mais de 49% entre 2021 e 2022. Segundo o delegado, a população está comunicando mais às autoridades policiais sobre os desaparecimentos.

“Nos últimos meses, a gente vem batendo muito nisso, para que a população procure o DHPP e registre o desaparecimento. A população, aos poucos, vem procurando mais. A população demorava para procurar o DHPP, às vezes, a pessoa retorna e não tinha sido feito nem o registro”,
afirmou Jorge Terceiro.

Casos de repercussão

Um dos casos de desaparecimento que repercutiu nos últimos dias foi o do personal trainer Wannille da Costa Leão, de 31 anos. A família do personal registrou um boletim de ocorrência na Divisão de Desaparecidos. Ele foi encontrado morto quase dois dias depois.

Já o estudante Lucas Vinícius Monteiro Oliveira, de 24 anos, está desaparecido há mais de um ano. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu o inquérito que investigava o sumiço do jovem. O DHPP apontou que não há indício de crime.
Orientações

A Polícia Civil orienta que, em casos de desaparecimentos de pessoas, a família ou responsáveis façam o boletim de ocorrência o mais rápido possível, o que pode impactar positivamente na investigação do caso.

A família não precisa aguardar 24 horas para procurar alguma delegacia e comunicar que alguém está desaparecido. Confiar nesta informação pode prejudicar a investigação policial. Durante a madrugada, a sugestão é procurar as Centrais de Flagrante, que funcionam 24 horas.

Caso a pessoa seja encontrada, é essencial a família ou os responsáveis da pessoa desaparecida voltarem em qualquer delegacia para comunicar que ela foi achada.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui