Número de casos de dengue no Piauí reduz 68% em 2016, diz Sesapi

31/03/2016 07h50


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarNúmero de casos de dengue no Piauí reduz 68% em 2016, diz Sesapi(Imagem:Divulgação)

De 2 de janeiro a 29 de março deste ano o Piauí teve 706 casos de dengue notificados, uma redução de 68,3% em relação ao mesmo período do ano passado, em que registrou 2.224 casos. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o boletim, em 2016, a notificação dos casos foi realizada por 91 municípios piauienses, o que aponta uma redução de 9% também em relação ao ano passado. Segundo a Sesapi, apesar da significativa redução dos casos notificados, estado, municípios e a sociedade em geral devem continuar em alerta para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Prevenção
A Sesapi indica que algumas medidas como: verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo auxiliam no controle da doença.

Microcefalia
A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 148 casos suspeitos de microcefalia associados a processo infeccioso. Destes, quarenta e sete continuam em investigação, 64 já foram confirmados e 37 descartados.

Tópicos: casos, boletim, notificados