Número de assaltos no Piauí aumenta 15% no primeiro trimestre de 2022

06/05/2022 14h08


Fonte G1 PI

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI) mostram que o número de assaltos no Piauí aumentou 15% no primeiro trimestre deste ano. A maioria dos roubos, segundo o órgão, foram registrados em Teresina.

Confira os números:

Assaltos no Piauí - meses e número de roubos
  • Janeiro 1.644
  • Fevereiro 1.646
  • Março 1.908
  • Fonte: SSP-PI
Assaltos em Teresina - meses e número de roubos
  • Janeiro 1.330
  • Fevereiro 1.354
  • Março 1.567
O diretor de inteligência da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), tenente-coronel Jacks Galvão, informou que os números divergem dos da corporação. Segundo ele, a PM registrou um aumento de 3% dessas ocorrências.

Em abril, foram 1.694 roubos no estado, sendo que destes, 1.372 ocorreram em Teresina.
Imagem: ReproduçãoAssalto em loja na Nova Ceasa, em março de 2022.(Imagem:Reprodução)Assalto em loja na Nova Ceasa, em março de 2022.

Reforço do policiamento


Jacks Galvão informou que, nos últimos meses, a PM-PI sofreu mudanças como, por exemplo, alterações dos comandos dos batalhões. De acordo com o diretor de inteligência, a corporação está investindo em capacitação dos policiais e em outras modalidades de policiamento como o ciclístico e o motociclístico.

"Estamos recebendo 21 policiais da Força Nacional que tem passado mais treinamento para nossa tropa. Estamos investindo em equipamentos como esse policiamento ciclístico, que a gente acredita que vai aproximar ainda mais a polícia da população nesses parques, nesses locais que há grandes caminhadas. Estamos adquirindo 340 motos que vai combater esses crimes praticados por motoqueiros, que eles utilizam até disfarces como entregadores e acaba dificultando a nossa ação. Acreditamos que essa resposta dada por motos poderá ser mais eficaz nesse momento”,
declarou o tenente-coronel.

Efetivo

Está sendo realizado mais um concurso da PM-PI com 1.000 vagas e salários de R$ 3.470. Os candidatos aprovados na prova objetiva farão, em breve, o exame de aptidão física. Segundo o tenente-coronel Galvão, os aprovados neste certame estarão nas ruas ainda neste ano, garantindo o reforço do efetivo da corporação.

“Estamos finalizando [o concurso] e acreditamos que, no início do segundo semestre, esses policiais já estarão em salas de aula. Nós iremos priorizar aquelas aulas que eles possam dar uma resposta para gente e acreditamos que, ainda neste ano, esses mil policiais estarão trabalhando com essa tropa guerreira. É um grande investimento em policial”,
afirmou o diretor.
Imagem: Andrê Nascimento/g1  Viatura da Polícia Militar do Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/g1 ) Viatura da Polícia Militar do Piauí.