Novo secretário de segurança quer fusão de distritos policiais e batalhões

08/12/2014 10h20


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarFábio Abreu afirmou que a medida vai aproximar os efetivos e trará economia.(Imagem:G1 PI)Fábio Abreu afirmou que a medida vai aproximar os efetivos e trará economia.

O deputado federal eleito capitão Fábio Abreu (PTB), nome escolhido para ser o secretário de segurança na próxima gestão, disse durante entrevista ao Bom Dia Piauí desta segunda-feira (8) que vai integrar os batalhões da Polícia Militar e distritos policiais assim que assumir a secretaria. Segundo ele, a medida além de aproximar os efetivos, trará economia aos cofres públicos.

Fábio Abreu explicou que a integração fará com que Polícia Militar e Civil dividam o mesmo prédio e apresentem uma única estatística sobre os crimes. Ele acredita que com isso será possível fazer um melhor diagnóstico de combate à criminalidade no Piauí.

"Com estes dados vamos elaborar um plano de segurança pública que não existe no estado. Cito os estado de Ceará, Pará e Pernambuco que têm um plano. Nesses estados este planejamento tem dado certo porque as forças policiais passaram a trabalhar de forma integrada. Vamos estabelecer metas para os delegados, para os comandantes dos batalhões e se for o caso para os bombeiros que estiverem naquela área", comentou.

Sobre o fato de não assumir a vaga de deputado federal, Fábio Abreu justificou a decisão de aceitar o convite para ser secretário de segurança informando que sempre teve como política a segurança pública.

"Quando eu analisei o que poderia fazer pela segurança como deputado federal e como secretário, vi que conseguiria agir mais rápido assumindo a secretaria e por isso optei pelo cargo. A partir do dia 2 de janeiro vamos trabalhar para diminuir a violência no Piauí e se eu conseguir atingir esta meta acredito que terei justificado os votos recebidos",
disse.

O subcomandante do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BpRone) informou ainda que já escolheu a pessoa que assumirá a Delegacia Geral de Polícia Civil. Segundo ele, Riedel Batista, que atualmente atua na Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), será o novo delegado geral do estado.

"Ele atua na Polinter e também já esteve na antiga Comissão de Investigação sobre Crime Organizado (Cico) no estado, mas também não vamos analisar a proposta do Sindicato dos Delegados do estado",
finalizou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui