Novo presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, no PI, fará oposição ao prefeito Mão Santa (União B

04/01/2023 11h16


Fonte g1

Imagem: Reproduçãohttps://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/01/04/novo-presidente-da-camara-municipal-de-parnaiba-no-pi-fara-oposicao-ao-prefeito-mao-santa-uniao-brasil.ghtml(Imagem:Reprodução)
 A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral do Piauí, tomou posse na noite de segunda-feira (2). Com a mudança, a casa legislativa deixou de ser presidida por Carlson Pessoa do União Brasil, mesmo partido do prefeito Mão Santa, e passa a ter na liderança Daniel Jackson, do Solidariedade, que já foi da base aliada, mas hoje faz oposição ao chefe do Poder Executivo Municipal.

Procurados, a Prefeitura e a base do prefeito na Câmara não se manifestaram sobre a mudança.

A transferência de poder na Casa legislativa, responsável por propor leis e fiscalizar o prefeito, acendeu, em parte da população, a possibilidade de melhorias em algumas áreas, como saúde, educação e infraestrutura. Contudo, os trabalhos na Câmara só devem iniciar em fevereiro, com o fim do recesso parlamentar.

Parnaíba é a segunda cidade mais populosa do Piauí, com pouco mais de 163 mil habitantes. Dos 17 vereadores, 12 fazem oposição ao prefeito Mão Santa. Apesar disso, o novo presidente da Câmara afirmou que o diálogo será pautado pelo interesse da população.

"Tudo que for benéfico à população vai contar com o apoio dos vereadores da oposição. A oposição de Parnaíba é responsável, todos os projetos do Executivo que chegaram e iam impactar e beneficiar a população tiveram aprovação desses vereadores. Dessa forma que pretendemos continuar", afirmou Daniel Jackson.


As alterações na Casa começaram ainda no fim do ano passado, quando os vereadores aprovaram mudanças que aumentaram a independência do Legislativo em relação à prefeitura, como a redução de 35% para 10% a autonomia do prefeito em remanejar recursos de uma pasta para outra.

"A gente acredita que deve participar mais da gestão dos recursos do município. Estamos mais próximos da população e sabemos quais as maiores dificuldades do município e isso, muitas vezes, não está sendo observado pelo próprio Executivo. Então é importante fazermos essas ponderações", explicou o vereador Zé Filho Caxingó (PL), líder da oposição.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook