Nova Maternidade realiza treinamento da brigada de incêndio neste sábado (25)

24/11/2023 11h04


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO treinamento tem como objetivo qualificar a equipe para a ação em caso de emergência, além de abordar a prevenção e controle de incêndios.(Imagem:Divulgação)O treinamento tem como objetivo qualificar a equipe para a ação em caso de emergência, além de abordar a prevenção e controle de incêndios.

Mais de 100 profissionais da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa participam, neste sábado (25), de um treinamento para formação da turma de brigadistas da unidade de saúde. A capacitação será conduzida pelo capitão do Corpo de Bombeiros do Piauí, Antônio Linhares, com o apoio do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (Sesmt).

Com abordagem das disciplinas de “Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros”, o treinamento tem como objetivo qualificar a equipe para a ação em caso de emergência, além de abordar a prevenção e controle de incêndios na NMDER.

O treinamento será dividido em duas etapas. Na parte da manhã, a equipe aprenderá sobre os princípios dos incêndios, primeiros socorros para vítimas de acidentes, protocolos de segurança, entre outros temas. À tarde, os brigadistas colocarão em prática todo o conhecimento adquirido, simulando o uso correto de extintores para diferentes classificações de fogo, além de abordagens de vítimas de acidentes de forma segura, identificação e realização de procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP).

“Precisamos estar preparados para proporcionar segurança aos colaboradores, pacientes e visitantes, mesmo em situações inesperadas. A brigada de incêndio, além de desempenhar um papel crucial na contenção inicial de incêndios, é fundamental para coordenar evacuações e acionar os serviços de emergência, contribuindo, assim, para um ambiente mais seguro e preparado”, destaca o superintendente executivo da Associação Reabilitar, responsável pela gestão da unidade de saúde, Aderson Luz.

O que é a Brigada de Incêndio?

A brigada de incêndio é uma equipe capacitada para controlar e combater o incêndio nos primeiros instantes. Para isso, deve conhecer bem o ambiente, estar atenta e atualizada aos procedimentos padrões relacionados à evacuação e ao combate ao incêndio. Em caso de perda de controle da situação, a brigada acionará o Corpo de Bombeiros Militar e se encarregará de orientar o público hospitalar sobre as rotas de fuga para evacuar o prédio com segurança. 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: equipe, treinamento, brigada