Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa atende casos de alta complexidade por meio de regulação

30/11/2023 07h28


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoDiferente de outras maternidades, que funcionam com demanda espontânea, a NMDER atende pacientes exclusivamente por meio da regulação estadual.(Imagem:Divulgação)Diferente de outras maternidades, que funcionam com demanda espontânea, a NMDER atende pacientes exclusivamente por meio da regulação estadual.

Já funcionando em sua integralidade, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) é uma unidade de saúde referência para casos de alta complexidade. Diferente de outras maternidades, que funcionam em sistema de porta aberta (demanda espontânea), a NMDER atende pacientes exclusivamente por meio da regulação estadual.

A classificação de risco da paciente é realizada na atenção primária, em primeira instância, durante o processo de pré-natal para o atendimento na gestação. Para a internação, a gestante deve buscar o hospital mais próximo da residência em que será realizada a avaliação obstétrica e encaminhada a NMDER, caso seja considerada de alto risco. Esse processo é de responsabilidade da Regulação Estadual.

Carmem Viana, diretora da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, destaca que existe uma rede de assistência materno-infantil que conta com estrutura adequada para dar assistência a pacientes que apresentam baixo risco.

“A nova maternidade, por sua vez, foi completamente estruturada e organizada para atender aqueles casos mais sérios, os chamados casos de alta complexidade, que precisam de cuidados extras e uma maior atenção médica por já terem apresentado algum agravo durante a gestação. É essencial termos esse espaço reservado para atender os casos que se encaixam nessa classificação, pois são casos que precisam dessa atenção mais qualificada”, explica a diretora.

Perfil das pacientes

Entre o perfil das pacientes que podem ser atendidas pela nova unidade de saúde estão aquelas que já realizam o acompanhamento no ambulatório da unidade de saúde.

Além disso, as pacientes avaliadas em hospitais municipais e que apresentem quadros como pré-eclâmpsia, doença hipertensiva da gravidez, diabetes descompensada, quadros de infecções graves, eclampsia, gravidez múltipla e pacientes que apresentam nos exames sofrimento fetal ou casos de prematuridade extrema. São algumas situações que, avaliadas corretamente pelo médico, poderão ser reguladas pela unidade.

“Outro perfil que a maternidade está apta para receber são aquelas pacientes que apresentem um quadro com mais de duas cesáreas anteriores e estão em trabalho de parto, lembrando que todos esses processos precisam ser feitos através da regulação para a nossa unidade, vindo de outras unidades de saúde, uma vez que a nova maternidade não possui atendimento para demanda espontânea como seu foco”, destaca Luciano Malta, coordenador do Centro Obstétrico da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Desde terça-feira(28), que a admissão de novos pacientes na Evangelina Rosa está sendo feita no prédio da avenida Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina.

A transferência de pacientes entre as duas unidades de saúde teve início no domingo, ocasião em que foram realizados os primeiros partos na nova Mder. 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews