Notificações de dengue passam dos 4 mil na capital; são quase 7 mil no PI

18/08/2015 08h23


Fonte G1 PI

Imagem: CDC-GATHANY/PHANIE/AFPClique para ampliarAedes aegypti, transmite dengue e chikungunya.(Imagem:CDC-GATHANY/PHANIE/AFP)Aedes aegypti, transmite dengue e chikungunya.

O número de casos notificados de dengue em Teresina já chega a 4.304 segundo o levantamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os números são de janeiro deste ano até o dia 12 de agosto, o dado mais atual. No Piauí, os números da Secretaria de Saúde de casos suspeitos de dengue estão em 6.848, destes 5.365 foram confirmados.

De acordo com os números de casos notificados na capital, a Fundação Municipal de Saúde informou que os bairros com maior número de notificações de dengue estão na Zona Norte. Entre eles estão Santa Maria da Codipi, Parque Brasil, Mocambinho e Buenos Aires.

O número de casos notificados em Teresina pode assustar, mas o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2015, que é realizado pela FMS sob recomendação do Ministério da Saúde, demonstrou situação satisfatória no combate à dengue na capital. Duas pessoas morreram em decorrência de dengue em 2015 na capital.

Em todo o Piauí, os municípios que mais notificam casos de dengue são Teresina, Picos (344), Parnaíba (197) e Oeiras (100).

A partir desta segunda-feira (17), o Piauí entra no roll de estados a participar do inquérito sorológico para a fabricação de uma possível vacina contra a dengue. Mais de 1 mil amostras de sangue de voluntários, de diferentes faixas etárias, devem ser coletadas em unidades de saúde do estado e do município de Teresina.

As amostras serão coletadas no Hospital Infantil Lucídio Portela e o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. Pelo município de Teresina, as amostras serão nos hospitais do Parque Piauí, Promorar, Buenos Aires, Lineu Araújo e Dirceu Arcoverde.

Prevenção

As orientações para evitar a proliferação do mosquito da dengue continuam as mesmas. É preciso evitar água fique parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, vasilhas plásticas e tampas, fechar caixas d'água e limpar com frequência as calhas nos telhados, impedindo o surgimento de criadouros do mosquito da dengue.

Tópicos: piauí, saúde, dengue