No Piauí, mais de 388 mil famílias já tem a conta de energia mais barata

12/11/2019 08h00


Fonte Equatorial Piauí

Visando garantir o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica para as famílias piauienses de baixa renda, a Equatorial Piauí tem ampliado as estratégias e ações para aumentar o número de cadastros de pessoas no benefício criado pelo Governo Federal.

O programa conta hoje com 388 mil famílias cadastradas em todo o Piauí e em levantamento realizado pela distribuidora, só de junho a novembro, mais de 80 mil famílias se cadastraram no programa que atende especificamente famílias que possuam renda mensal de até meio salário mínimo, podendo chegar a um desconto de até 65 % na tarifa de energia elétrica.

O levantamento feito em novembro pela distribuidora revela um aumento de 28% nos últimos 6 meses dos cadastros de clientes na Tarifa Social. A Equatorial ressalta que as pessoas precisam estar atentas para atualizarem a cada dois anos o seu cadastro nos Centros de Referência em Assistência Social dos Municípios (CRAS) ou nas agência de atendimento da Equatorial.

Imagem: Equatorial PiauíNo Piauí, mais de 388 mil famílias já tem a conta de energia mais barata.(Imagem:Equatorial Piauí)

Esses resultados estão ligado ao constante trabalho estratégico e institucional da distribuidora que envolveu ações como : o cadastro da benefício da Tarifa Social poder ser realizado pelos leituristas (funcionário da empresa responsável pela leitura do seu medidor de energia), o que ajuda aos interessados a tirarem dúvidas sobre os benefícios e também cadastrar o cliente no ato da leitura, verificando os critérios necessários.

O acordo firmado no final de julho com o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC). Por meio do Sasc Integração, os piauienses poderão receber o benefício sem necessidade de ir até a distribuidora, imediatamente após a atualização do Cadastro único com apoio da plataforma Sasc Integração que abrange Estado, iniciativa privada e municípios, em benefício das famílias residenciais de baixa renda. Ações coordenadas e estratégicas que beneficiam famílias em todo o Estado.

Juliana Duarte, gerente comercial da Equatorial Piauí, destacou a importância das ações e das parcerias. ‘‘Neste ano de 2019, temos buscado fortalecer cada vez as parcerias institucionais essenciais para divulgação e ampliação da Tarifa Social em todo o Piauí. Vamos facilitar o acesso e garantir agilidade à inscrição das pessoas que têm direito a essa tarifa social. É um benefício que existe, mas que não está sendo utilizado como um todo. O desconto mensal pode chegar até 65%, dependendo do uso mensal de cada família e nós estamos trabalhando todo dia para que mais pessoas tenham esse benefício’’, destaca a gerente.

Confira os critérios para se cadastrar no programa:

Quem tem direito?

Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos:

I – família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou

II – quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; ou

III – família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Como se cadastrar

O cliente deve ir a um dos postos de atendimento presencial da Equatorial Piauí, levar o número de inscrição social (NIS), carteira de identidade, CPF e a conta de energia. Outra opção é falar com os leituristas no ato da leitura do medidor de sua residência. Ele pode rapidamente conferir seus dados para verificar se você preenche os critérios necessários e cadastrá-lo no programa. Caso ao cliente não tenha o NIS, ele deverá ir ao Centro de Referência da Assistência Social(CRAS), para fazer inscrição em um dos programas de assistência social do Governo Federal.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews