No Piauí, idoso acamado vai ao banco de maca para fazer prova de vida e manter aposentadoria

09/06/2021 14h38


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoIdoso vai ao banco de maca para fazer prova de vida no Piauí.(Imagem:Reprodução)Idoso vai ao banco de maca para fazer prova de vida no Piauí.

Um idoso aposentado de 80 anos, que a família pediu que não fosse identificado, teve que ir de maca até uma agência do Banco do Brasil para realizar a prova de vida, obrigatória para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O caso aconteceu em Piripiri, cidade a 163 km da capital Teresina, na sexta-feira (4).

A família informou ao G1 que o idoso teve que realizar a prova de vida presencialmente para que continuasse recebendo o benefício do INSS, já que ele é aposentado. Antes de levar o idoso à agência, detalha um parente tentou fazer o procedimento, mas não obteve êxito.

A informação repassada é de que o idoso acamado teria que ir pessoalmente até o local para provar que estava vivo. Ainda segundo a família, o banco disponibilizou uma ambulância para levar o homem, mas ele teve que ir de maca até a porta da agência quando chegou ao local .

“Fazer prova de vida de um idoso acamado durante uma pandemia? Não teria um funcionário capacitado para ir na casa do idoso neste caso específico? , questionaram os familiares.
Acamado há um ano

O homem possui problemas de locomoção e tem a saúde debilitada há um ano, desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A família conta que ele nem sequer consegue andar de cadeira de rodas e precisa de cuidados constantes.

Com o valor da aposentadoria, o idoso consegue pagar apenas os seus remédios, o trabalho de uma cuidadora e de uma fisioterapeuta para cuidar dele em casa. Para seus entes, a situação foi humilhante.

"Meu Deus, é revoltante. O tanto que a tecnologia está avançada não teria outro método pra fazer? Um absurdo", lamentaram.

Posicionamento do banco

Questionado pelo G1, o Banco do Brasil informou que não tem detalhes sobre o caso do senhor em Piriri. Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o banco orientou que há como fazer a prova de vida online, sem ter que ir pessoalmente às agências.

"Além do AppBB, os beneficiários do INSS podem fazer prova de vida pelo TAA com biometria e na rede de agências. Todos os clientes que recebem suas aposentadorias ou pensões do INSS em outros Bancos agora podem trazer seus benefícios para o BB em um bate-papo no WhatsApp", diz a nota do Banco do Brasil.

Para realizar a portabilidade do benefício, é só conversar com o BB no número 61 4004 0001. 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: banco, inss, idoso