No Piauí, 95 mil servidores terão acesso a aplicativo sobre Previdência

31/07/2019 08h03


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarNo Piauí, 95 mil servidores terão acesso a aplicativo sobre Previdência.(Imagem:Divulgação)

Um aplicativo irá reunir dados da previdência de todos os servidores estaduais do Piauí. O mecanismo, segundo o presidente da PiauíPrev, Ricardo Pontes, é facilitar o acesso dos servidores ativos, inativos e pensionistas sobre o processo de aposentadoria, do pedido ao recebimento. Pelo menos 95 mil servidores terão acesso a plataforma, que é gratuita.

A plataforma voltada para o servidor deverá ser lançado em outubro deste ano. No entanto, nesta terça (30), a Fundação Piauí Previdência lançou o Sisprev-Gestores, um aplicativo quer permitirá os servidores acessarem - via celular ou tablet - informações sobre a gestão da Previdência no Piauí.

O lançamento de hoje, para Pontes, é o início da modernização desse processo, que tem como principal objetivo, otimizar as informações envolvendo a Previdência. Pontes ressaltou que o aplicativo apresentado nesta terça está em fase de testes, e deverá ser lançado oficialmente em agosto ou setembro.

O Sisprev-Gestores estará disponível para a gestão interna do Estado, sendo liberado aos servidores ligados a esse benefício, como os das secretárias de Fazenda, Planejamento e Administração. "Além, é claro, do governador do Estado, que poderá acompanhar a situação (de maneira mais rápida)".

"É importante nós termos essas informações na palma da mão para quando for preciso usar rapidamente em uma reunião ou precisar disponibilizar à imprensa. Os servidores vão acompanhar todas as informações no aplicativo, como tempo de contribuição, tempo de serviço, valores no contra-cheque", explicou Pontes.

Pontes ressaltou que de janeiro a junho de 2019, cerca de 600 novas pessoas se aposentaram no Piauí. Outras 5.200 estão aptas a se aposentar até o final deste ano.

Reforma da Previdência

O lançamento do aplicativo ocorre em meio a discussão nacional sobre a Reforma da Previdência. Ricardo Pontes ressaltou que acompanha as tratativas entre o governo federal e estadual, com a esperança que os estados e municípios sejam incluído na nova proposta.

Pontes destacou a possibilidade de um simpósio em setembro para discutir com todos os poderes o impacto da Reforma da Previdência e dos regimes próprios do Estado e dos Municípios.

Representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública, Associação Piauiense de Municípios deverão participar desse evento.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook