No Piauí, 74,5% do atendimento primário à saúde infantil é realizado pelo SUS

23/12/2022 12h43


Fonte IBGE

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 74,5% dos atendimentos primários à saúde infantil, no Piauí, são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os lugares mais procurados são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em 53% dos casos, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em 23,3%.

O levantamento divulgado pelo IBGE, nesta semana, levou em consideração crianças menores de 13 anos e que utilizaram algum tipo de serviço médico nos últimos 12 meses. Desse total, as clínicas e consultórios particulares só foram procuradas em 23,3% dos casos.

Os responsáveis pelas crianças atribuíram uma nota de 0 a 10 para os atendimentos recebidos, os quais incluíam o acesso a qualquer profissional de saúde para realização de consultas, exames, vacinação, nebulização, dentre outros atendimentos. As notas de 0 a 6 ficaram com 16,3%, já as avaliações de 7 e 8 obtiveram 31%, por fim as notas de 9 a 10 superaram a média de avaliação nacional, 52,7% no Piauí e 47,6% no Brasil.

Segundo a PNAD Contínua, em 2022, do total de 28,4 milhões de crianças que realizaram consulta médica em unidades de Atenção Primária à Saúde no SUS nos últimos 12 meses, 11,1 milhões (39,0%) realizaram pelo menos uma segunda consulta médica com o mesmo profissional.

A partir desse dado, é possível afirmar que seus cuidadores já tinham familiaridade com o serviço de saúde prestado naquela determinada unidade de saúde, sendo assim capazes de avaliar os atributos da Atenção Primária à Saúde com certa razoabilidade.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews