No Piauí, 34% das crianças são vacinadas com primeira dose; informação falsa atrapalha

15/02/2022 15h17


Fonte cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoNo Piauí, 34% das crianças são vacinadas com primeira dose(Imagem:Divulgação)No Piauí, 34% das crianças são vacinadas com primeira dose

Dúvidas dos pais e informações falsas atrapalham o avanço da vacinação de crianças e adolescentes no Piauí.

Hoje (15), menos de 34% das crianças foram vacinadas com a primeira dose contra a covid-19 no estado, considerado um baixo índice, já que o Piauí recebeu mais de 200 mil doses pediátricas.

De acordo com o vacinômetro, 113 mil 943 crianças de 5 a 11 anos foram imunizadas com as vacinas da Pfizer e a CoronaVac, que devem ser aplicadas em duas doses.

No Estado, são 322 mil crianças que precisam ser vacinadas. A campanha de vacinação deu início com a imunização do menino indígena de 7 anos, Marcos Vinicius da Silva Santos, da tribo Tabajara, em Piripiri.

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios as Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Herlon Guimarães, fez um apelo para que os pais ou responsáveis vacinem seus filhos para barrar a transmissibilidade do vírus. Especialistas reforçam que as vacinas são seguras e reduzem o adoecimento das crianças.

A vacinação de crianças não é obrigatória, mas recomendada por especialistas em saúde como proteção contra formas graves da doença.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da lei 13.979/2020, que trata especificamente do enfrentamento à pandemia, a vacinação é, sim, obrigatória. 

O ECA aponta que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”. Já a lei aprovada em 2020 libera estados e municípios a definirem as suas próprias medidas de enfrentamento à pandemia.

Ontem, a Prefeitura de Teresina iniciou na Escola Municipal José Camilo da Silveira Filho, no bairro Planalto Uruguai, a vacinação infantil nas escolas do município. A ação é uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: sa?de, crian?as, vacina??o