No PI, 182 urnas apresentaram problemas e 55 foram substituídas

26/10/2014 22h36


Fonte G1 PI

Imagem: Daniel Cunha/G1Presidente do TRE-PI, desembargador Edvaldo Moura concedeu entrevista coletiva.(Imagem:Daniel Cunha/G1)Presidente do TRE-PI, desembargador Edvaldo Moura concedeu entrevista coletiva.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) divulgou neste domingo (26) o total de ocorrências com urnas eletrônicas durante a votação do 2º turno das eleições. Segundo o balanço, foram contabilizadas 182 ocorrências em todo o estado e 55 equipamentos tiveram que ser substituídos. O problema mais comum envolveu o fornecimento de energia elétrica, como quedas e oscilações nos locais de votação. Ao todo, foram 26 ocorrências motivadas pelo problema. Acompanhe a cobertura em tempo real.

Apesar do número, o balanço informa que a energia elétrica retornou em 21 dos casos. Também completam a lista divulgada pelo TRE problemas com os leitores biométricos e com urnas travadas. Foram 17 ocorrências com a biometria no estado e outros dezessete problemas de travamento de urnas eletrônicas. Falhas operacionais também constam no balanço.

“Os problemas do primeiro turno ocorreram, mas não na mesma dimensão. Foi um número bem menor graças ao trabalho preventivo e de planejamento das secretarias específicas de nosso tribunal”, destacou o desembargador Edvaldo Moura, presidente do TRE-PI.

O número de ocorrências no segundo turno foi quase 24% menor que o registrado no primeiro, quando 239 urnas apresentaram algum de tipo de problema no Piauí. No primeiro turno, 84 urnas tiveram que ser substituídas no estado. O G1 tentou contato com a Eletrobras Distribuição Piauí para a empresa comentar os problemas com o fornecimento de energia, no entanto ninguém atendeu as ligações.