No Dia dos Professores, profissionais do Piauí falam sobre dificuldades do ensino à distância

15/10/2020 16h04


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução /TV ClubeTurma do estudante Alexandre Ramos organiza homenagem aos professores.(Imagem:Reprodução /TV Clube)Turma do estudante Alexandre Ramos organiza homenagem aos professores.

Com a pandemia da Covid-19, as aulas presenciais tiveram que ser suspensas e o ensino de Educação à Distância (EAD), que antes era somente uma opção, passou a ser obrigatório. Mesmo longe uns dos outros, os estudantes e diretores não deixaram passar o Dia dos Professores em branco, que é comemorado nesta quinta-feira (15), e realizaram homenagens aos profissionais.

Durante uma aula da turma do aluno Alexandre Ramos, os jovens decidiram gravar a reação dos professores ao ver os estudantes ligando a câmera. “Nós nos reunimos para destinar um dia para gravarmos a reação dos professores quando ligássemos a câmera. A gente aproveitou esse momento para expressar nosso profundo agradecimento aos professores por estarem se dedicando tanto nesse período de aula remota”, disse.

Com frases de agradecimento em um carro, a direção do Centro Municipal de Educação Infantil João Paulo Reis Veloso, no bairro Aroeiras, Zona Norte de Teresina, foi até a casa de diversos professores da instituição para prestar homenagens. Além das mensagens de gratidão, os profissionais ganharam presentes pelos seus esforços.

“Não temos como abraçar os professores agora, não temos como reunir todo mundo e fazer uma festa. Mas nós não podemos deixar de ir até a casa deles e dizer obrigada, que nós reconhecemos e valorizamos todo o esforço”, comentou a diretora da unidade, Girleide Carvalho.

Para a professora Luana Manuelly, a surpresa fez com que ela se sentisse valorizada. “A gente sabe que o trabalho é difícil, é desafiador. É muito bom ter o nosso valor reconhecido, é muito bom saber que vale a pena todo o esforço que fazemos”, afirmou.

Mudança para o EAD

São mais de sete meses que as aulas presenciais foram suspensas no Piauí. Desde então, educadores tiveram que se adaptar para continuar a ministrar as aulas e causar o menor prejuízo possível do conteúdo programático para este ano aos alunos. Para a diretora pedagógica Teresinha Gomes, a adoção do EAD foi uma prova de reinvenção.

“Diante de um cenário de surpresa, de imprevisibilidade, incerteza, se isso demandaria pouco ou muito tempo, os professores e a escola foram desafiados a se adaptar rapidamente, a se reinventar. Então, aquela tecnologia que fazia parte dos instrumentos da escola, elas não poderiam ser mais uma opção quando o professor quisesse. A sala de aula passou a ser em casa”, comentou.

O desafio foi ainda maior para os professores que não estavam acostumados a trabalhar com as ferramentas tecnológicas.

“Aquele receio de trabalhar com algo novo que me tirou da zona de conforto. Após alguns minutos da primeira aula, eu vi que não era tão complicado, que não era algo tão difícil. E creio que todos nós estamos de parabéns, professores, alunos, gestores, que estão utilizando esses recursos. Apesar de termos que mudar a metodologia, mas os objetivos foram alcançados”, lembrou o professor Marcos Antônio Serejo.

Aos poucos, os profissionais e alunos se habituaram com o novo formato das aulas. Porém, o que a professora Beatriz Albuquerque ainda não se acostumou foi com a falta do carinho e afeto que a convivência diária gerava.

“Convívio, um abraço, um ‘boa tarde, tia’, ‘bom dia, tia’, ‘que saudade que eu estava de você’, é o que mais sinto falta. Não tem mais aquele afeto. Machuca. Mas, a gente sabe que vai passar”, lamentou.

Volta às aulas
O retorno das aulas para estudantes 3º ano do ensino médio e outras atividades de ensino, listadas em decreto do governo estadual, está previsto para ocorrer na próxima segunda-feira (19). A retomada foi autorizada desembargadora-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Liana Chaib, em decisão na última quinta-feira (8).

Desse modo, professores e auxiliares de administração deverão ser testados para a Covid-19 até sexta-feira (17). Essa foi uma das medidas definidas em um acordo firmado entre Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPI-PI), o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Teresina (SET) e os profissionais da educação, sob a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI).

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: ensino, profissionais, aulas