Músico no Piauí tem casa-museu que preserva a cultura nordestina e homenageia Luiz Gonzaga

08/01/2022 21h03


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeMúsico José Ribamar, conhecido popularmente como Fogo-Pagou no Piauí.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Músico José Ribamar, conhecido popularmente como Fogo-Pagou no Piauí.

Luiz Gonzaga, um dos grandes nomes do forró, possui uma legião de fãs no país. Um deles é o artista José Ribamar de Sousa, que possui uma casa-museu na cidade de Altos, a 37 km de Teresina, para preservar a cultura do sertão e homenagear seu ídolo, o Rei do Baião.

O cantor é apelidado no meio artístico como Fogo-Pagou, nome que veio de seu pai, conhecido por cantar com sanfoneiros renomados de Altos.

"Ele também era cantor e, na década de 60 e 70, já tocava pandeiro e fazia músicas. Aqui na região tinha muito sanfoneiros, saudosos homens que já partiram, como Luiz Pastora, o Henrique Sanfoneiro, meu pai tocou muito com eles", contou.
Imagem: Reprodução/TV ClubeExposição com obras de Luiz Gonzaga em casa-museu no Piauí.(Imagem: Reprodução/TV Clube)Exposição com obras de Luiz Gonzaga em casa-museu no Piauí.

Na casa-museu, há um espaço que homenageia Luís Gonzaga, uma exposição com peças artesanais que valorizam o sertão e até uma academia improvisada com aparelhos feitos com peças de carnaúba.

Outra paixão do Fogo-Pagou é a prosa e poesia, ou seja, a escrita. Ele, por muito tempo, não pôde expressar sua arte por meio da palavra devido ao seu baixo nível de alfabetização. Porém, o artista superou as dificuldades e hoje é alfabetizado. Ele atribui essa conquista à sua mulher e filha que o incentivaram a terminar os estudos.
Imagem: Reprodução/TV ClubeCasa-museu em Altos, no Piauí, preserva cultura do sertão e homenageia Luiz Gonzaga.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Casa-museu em Altos, no Piauí, preserva cultura do sertão e homenageia Luiz Gonzaga.

"Eu vim de uma família muito humilde. Meu pai era músico e eu tive que trabalhar para ajudar a nossa família. Comecei a trabalhar aos 13 anos. E, no decorrer da minha vida, parei de estudar na terceira série do primário daquela época. Mas, graças a Deus, eu tenho duas pessoas maravilhosas na minha vida, minha esposa, Rosa Maria, e minha filha, Milena. Elas me fortaleceram para eu voltar a estudar e hoje tenho o ensino médio completo"
, afirmou.

Atualmente, José Ribamar contou que seu maior sonho é avançar em sua carreira musical, com novas composições e trabalhos artísticos. "Quero passar a minha mensagem para fora, pro mundo", pontuou o músico. 
Imagem: Reprodução/TV ClubeMural produzido pelo artista José Ribamar, conhecido como Fogo-Pagou no Piauí.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Mural produzido pelo artista José Ribamar, conhecido como Fogo-Pagou no Piauí.

Tópicos: fogo, artista, pagou