Municípios têm até o dia 31 de janeiro para aderir ao Programa Piauí Saúde Digital

16/01/2024 15h38


Fonte Governo do Piauí

O Governo do Piauí está expandido a telessaúde para todo o estado. O prazo para adesão ao Piauí Saúde Digital vai até o dia 31 de janeiro. Prefeitos e secretários municipais devem ficar atentos para não perderem a data.

A assinatura do contrato possibilitará que o programa seja estendido a todas as regiões de saúde do Piauí, respeitadas as particularidades do serviço público de saúde prestado em cada esfera.

"Com a adesão, os municípios terão implantados em sua rede de saúde o acesso 24 horas, com interoperabilidade aos serviços de teleconsultas ilimitadas com médicos de diversas especialidades, que ajudam a reduzir as filas de espera por um procedimento, como já comprovado nos municípios onde o serviço está implantado”, destaca o secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Antonio Luiz.

O Piauí Saúde Digital é um programa pioneiro no Brasil, que visa ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o estado com uso da telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense.

O município de Piripiri foi a primeiro a receber o programa, que já realizou atendimentos e zerou filas em oito especialidades médicas. O município de Lagoa do São Francisco também implantou o Programa Piauí Saúde Digital, que já oferta atendimentos a sua população.

A plataforma possibilita ainda a integração na regulação, possibilitando agendamento de multiespecialidade de teleconsultas, como psiquiatra, psicólogo, nutricionista, pediatra, ginecologista, endocrinologista, dermatologista; e com interoperabilidade com centrais de exames multiespecialidades, aparelhos e sistemas dos hospitais e unidades de saúde em geral, com emissão de laudos, conforme especificação.

“Para início da prestação dos serviços de telemedicina, por meio do sistema implantado, é necessário que o gestor municipal assine o Termo de Implantação, junto à Sesapi. Municípios como Esperantina e Luzilândia assinaram nos últimos dias sua adesão e é muito importante que os demais municípios também o façam. O Governo do Piauí tem como meta implantar serviços de saúde de ponta para mais próximo da nossa população, com a ajuda da tecnologia”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

A Sesapi lembra ainda que os municípios que optarem pela adesão dentro do prazo estabelecido terão os repasses a título de cofinanciamento da saúde pública mantidos até dezembro de 2024, em acumulação com a prestação do serviço de saúde por meio de telemedicina ou telessaúde.

“Aqueles que não realizarem a adesão dentro do prazo ficam excluídos do Programa Piauí Saúde Digital e terão o cofinanciamento suspenso a partir de fevereiro de 2024, determinação estabelecida por meio do decreto nº 22613, de 15 de dezembro de 2023”, lembra a superintende de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Tópicos: sesapi, programa, digital