Município do PI rastreia pacientes, restringe atividades e está há 20 dias sem novos casos de Covid

22/03/2021 14h25


Fonte G1 PI

O município de Patos do Piauí informou que, nesta segunda-feira (22), está há 20 dias sem novos casos de Covid-19 e vive uma situação diferente da enfrentada pelo Estado do Piauí que tem registrado um aumento de casos da doença e uma ocupação dos leitos superior a 90%. Algumas das medidas adotadas foram o rastreio de pacientes com Covid e a restrição de muitas atividades na cidade.

O município possui cerca de 6 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e já registrou 202 casos da doença e 4 óbitos. O último registro de casos da doença ocorreu no dia 2 de março, onde as pessoas contaminadas ficaram em isolamento e receberam alta no dia 15 de março. Desde então o município não tem mais casos registrados.
Imagem: Prefeitura Municipal de Patos do PiauíPrefeitura Municipal de Patos do Piauí.(Imagem:Prefeitura Municipal de Patos do Piauí)Prefeitura Municipal de Patos do Piauí.

Ao G1, a secretária municipal de Saúde de Patos do Piauí, Auzeni Costa, explicou que desde o início da nova gestão, em janeiro deste ano, foram implementadas várias medidas, principalmente com o objetivo de educar a população sobre a doença.

“Nós sabemos que diante de uma pandemia é muito difícil não ter casos de Covid-19, então sabemos que isso vai acabar acontecendo, mas o nosso objetivo é diminuir. Estamos fazendo um trabalho junto com a população, onde orientamos sobre todas as medidas que devem ser adotadas. Temos carro de som que passa nas ruas com informações sobre a doença, também divulgamos o boletim diariamente e temos equipes que estão sempre orientando os moradores”, explicou a secretária.
Imagem: Prefeitura Municipal de Patos do PiauíAuzeni Costa, secretária municipal de Saúde de Patos do Piauí.(Imagem:Prefeitura Municipal de Patos do Piauí)Auzeni Costa, secretária municipal de Saúde de Patos do Piauí.

Rastreio ajuda a conter disseminação

A secretária pontuou que a prefeitura tem realizado rastreio de casos, para evitar a disseminação.

“Nós estamos sempre fazendo a testagem aqui, antes era utilizado um teste rápido que demorava para dar a resposta e agora usamos um que detecta nos primeiros dias da doença. Se tem uma pessoa infectada, também buscamos as pessoas que tiveram contato com ela para que seja feita a testagem, então isso ajuda a diminuir os casos, que é o que a gente busca, pois sabemos que é difícil não surgir novos casos”, disse Auzeni Costa.

Município tem medidas restritivas

Como a cidade é pequena, para educar e alertar a população sobre a doença, além do uso de meios de comunicação, como redes sociais, a prefeitura decidiu utilizar um carro de som. O veículo passa pelas ruas do município alertando sobre os cuidados que devem ser tomados com o novo coronavírus, assim como também explica sobre o cumprimento dos decretos municipais e estaduais que possuem medidas mais restritivas.

O município também tem utilizado medidas restritivas para reduzir a quantidade de casos de Covid-19. Uma dessas medidas foi proibição de visitas e banhos em pontos turísticos conhecidos por gerarem aglomeração, como a barragem conhecida como Poço do Marruá, que é o segundo maior reservatório de água do estado do Piauí, e a passagem molhada do Rio Itaim. Outra proibição é relacionada à realização de festas e eventos.
Imagem: Prefeitura de Patos do PiauíVacinação realizada em Patos do Piauí.(Imagem: Prefeitura de Patos do Piauí)Vacinação realizada em Patos do Piauí.

Patos do Piauí também tem seguido o decreto estadual, por isso aplicou o toque de recolher às 21h, o fechamento de bares e restaurantes, assim como implementou mais medidas, como a proibição da realização de feiras livres.

A celebração de missas é um dos pontos que gera mais aglomeração no município, por isso durante a pandemia a Paróquia de São Sebastião passou por um período onde as celebrações eram realizadas apenas de forma virtual. Agora algumas missas também estão acontecendo de forma presencial, mas no pátio da igreja, com a demarcação dos lugares.

Em relação à vacinação, o município já vacinou todos os idosos com mais de 75 anos e agora está iniciando a faixa etária de 70 a 74 anos, e também vai dar início à vacinação de pessoas com deficiência.

Casos de Covid no Piauí

O Piauí registrou 625 casos e 15 óbitos por Covid-19 em 24 horas, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite de domingo (21). Os casos confirmados no estado somam 193.411 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.817 e foram registrados em 217 municípios.

Medidas restritivas no Piauí

O governador Wellington Dias (PT) informou que nessa semana o Estado do Piauí vai seguir com as medidas restritivas que foram implementadas na semana passada, com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus e a taxa de ocupação dos hospitais que está superior a 90%.

De acordo com o Governo do Piauí, as medidas valem a partir de segunda-feira (22) até às 5h da segunda-feira seguinte (29). O comércio poderá funcionar até às 17h e os shoppings centers no horário de 12h a 20h. Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar até às 20h

De segunda-feira (22) até as 5h da segunda-feira seguinte (29), está proibida, a partir das 21h, a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: casos, medidas, patos