Município do extremo Sul do Piauí zera casos do novo coronavírus

06/08/2020 18h31


Fonte Cidade Verde

 Imagem: Reprodução
Município do extremo Sul do Piauí zera casos do novo coronavírus(Imagem:Reprodução)
O município de Morro Cabeça no Tempo, a 874km ao Sul de Teresina, zerou os casos de covid-19. Após registrar 19 pessoas com a doença, a cidade está há dez dias sem a presença de novos casos. Segundo a Secretaria de Saúde local, do total de pacientes contaminados, apenas um precisou de internação.

"Hoje estamos zerados, mas o trabalho continua", disse a secretária de saúde Neide Batista.

Uma das ações que a gestora considera de grande importância para que o município atingisse o feito é o Programa "Busca Ativa", que tem o objetivo de rastrear rapidamente os números de casos propiciando informações sobre isolamento, tratamento na fase inicial, evitando o contágio de outras pessoas.

"O Busca Ativa nos ajudou muito a identificar o foco. Na última terça, inauguramos o centro covid, que conta com médico, enfermeiros e técnicos, além realizar modificações na UBS. Tudo isso é uma exigência do programa. De todos os nossos casos, só um ficou internado. Os outros foram tratados em domicílio. Hoje tem dez dias que estamos sem caso no município", explicou a gestora.

Segundo o governo do estado, o “Busca Ativa” já está presente em mais de 95% dos municípios piauienses. O programa consiste na utilização do aplicativo Monitora Covid, combinado com telefonemas para monitorar os sintomas de pacientes suspeitos e confirmados de covid-19 em suas casas, com visitas domiciliares para verificar os níveis de oxigênio e testar familiares, mesmo que assintomáticos.

“Quando testamos um familiar de alguém que deu positivo e ele também dá positivo, essa pessoa já se isola, evitando contaminar outras pessoas. Ela também já fica em observação dos sintomas e evita contaminar uma pessoa que tenha comorbidades e venha a precisar de uma UTI. É uma cadeia que a gente vai quebrando”, explica a gerente de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dília Falcão.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, programa, covid