Mulheres representam 21,42% dos cargos de procuradores na PGE-PI

08/03/2024 10h42


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoDos 84 procuradores em atividade na Instituição, 18 são mulheres, o que representa aproximadamente 22% do total de todo o corpo da PGE-PI.(Imagem:Divulgação)Dos 84 procuradores em atividade na Instituição, 18 são mulheres, o que representa aproximadamente 22% do total de todo o corpo da PGE-PI.

O Governo do Piauí tem investido para diminuir a desigualdade de gênero em diversos setores. Atualmente, as mulheres representam 1/3 do secretariado. E na Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI), não é diferente.

Dos 84 procuradores em atividade na Instituição, 18 são mulheres, o que representa aproximadamente 22% do total de todo o corpo da PGE-PI. Segundo a procuradora Lorena Portela, esse número representa uma vitória para as mulheres, mas ela ressalta que ainda há muito para ser feito até que haja uma igualdade, principalmente nos cargos de maior escalão.

“As mulheres cada vez mais ocupam um espaço importante em cargos de liderança. O número ainda não é o ideal, mas evidencia a preocupação das instituições com a diversidade em dividir funções tão importantes de maneira igualitária. E a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí vem buscando esse equilíbrio com a participação cada vez maior de mulheres em cargos estratégicos, dando oportunidades de crescimento", afirma a procuradora Lorena Portela.
Imagem: DivulgaçãoLorena Portela(Imagem:Divulgação)Lorena Portela

Além do principal cargo do órgão (procuradora), a equipe lotada, apenas na sede em Teresina, conta com, quase, 80 servidores nas mais distintas funções, sendo maioria em relação aos homens nas demais atividades.
Imagem: DivulgaçãoMulheres(Imagem:Divulgação)Mulheres

Para a procuradora Daysée Lacerda, a ascensão das mulheres para ocupar cargos de chefia e posições mais elevadas, seja nos setores público ou privado, faz com que outras postulantes se encorajem para alcançar o mesmo objetivo.

“O aumento da participação feminina na Procuradoria Geral do Estado enriquece o processo de tomada de decisões, introduzindo perspectivas e experiências diversas que levam a soluções mais inovadoras e inclusivas. Cada mulher que ascende a uma posição de destaque quebra barreiras não só para si, mas para todas as outras, pavimentando o caminho para as futuras gerações”, ressaltou a procuradora-chefe adjunta da Consultoria Jurídica.
Imagem: DivulgaçãoMulheres(Imagem:Divulgação)Mulheres

Ao longo dos seus 50 anos de existência, a Procuradoria-Geral do Estado tem buscado se alinhar às demandas que dizem respeito a um sistema igualitário para oportunidades entre homens e mulheres.

“Nesta data, o momento é de darmos os nossos parabéns a todas as mulheres, mas também de refletirmos, pois elas ainda enfrentam muitos desafios na nossa sociedade. Nós da PGE-PI temos muito orgulho das grandes mulheres que temos em nossa equipe, não só as nossas colegas procuradoras, mas também todas as servidoras que formam essa instituição forte e consolidada”, destacou o procurador-geral do Estado, Pierot Júnior.

Para a assessora jurídica do Gabinete da PGE-PI, Taís Carvalho, percebe-se cada vez mais a atuação da mulher, sobretudo, na atividade jurídica. "Como assessora do gabinete, me alegra conviver diariamente com mulheres que desempenham papéis essenciais em tudo que se propõem a fazer, especialmente, com nossas procuradoras tão competentes e inspiradoras”, concluiu.  
Imagem: DivulgaçãoTaís Carvalho(Imagem:Divulgação)Taís Carvalho