Mulheres criam grupo no WhatsApp para incentivar parto normal no Piauí

07/05/2016 09h03


Fonte G1 PI

Imagem: Patrícia Andrade/G1Clique para ampliarMulheres criam grupo no WhatsApp para incentivar parto normal no Piauí.(Imagem:Patrícia Andrade/G1)Mulheres criam grupo no WhatsApp para incentivar parto normal no Piauí.

Desde agosto de 2015, um grupo no WhatsApp vem incentivado gestantes a optarem pelo parto normal em Teresina.

Enfermeiras obstetras, doulas e gestantes trocam informações e tentam desmitificar o medo de algumas grávidas em relação à dor no momento do parto normal, já que isso é um dos principais argumentos para as futuras mamães optarem pelo parto cesariano, conforme o Ministério da Saúde.

O grupo denominado de "gestantes poderosas" foi idealizado pela enfermeira obstetra Bruna Sepulvedra e contou com a ajuda da amiga, que também e enfermeira obstetra. Bruna sentiu a necessidade de informar as gestantes após ser abordada por elas depois das consultas.

“As mulheres que conversavam comigo individualmente não tinham informações sobre o parto normal. Elas eram completamente leigas e achavam que entrariam em trabalho de parto quando as dores surgissem. Quis então uní-las para que elas se empoderassem e se preparassem para seus partos”,
contou.

A enfermeira lembra que o grupo começou apenas com a participação de cinco amigas, mas não demorou muito para que fosse compartilhado com outras grávidas. “Inicialmente foi formado somente com minhas amigas que estavam grávidas e recebiam alguma orientação através de mensagem em seu celular. Logo a ideia foi sendo compartilhada com outras gestantes e hoje há fila de esperar para entrar no grupo”, explicou a enfermeira.

Imagem: Arquivo PessoalMulheres criam grupo no WhatsApp para incentivar parto normal no Piauí.(Imagem:Arquivo Pessoal)Mulheres criam grupo no WhatsApp para incentivar parto normal no Piauí.

Para participar do gestante poderosa, o único critério é o de desejo de ter filho através de parto normal. As idealizadoras comentam ainda que limitaram a quantidade de membros no grupo para que as informações cheguem de forma mais rápida.

Medos, incertezas, dúvidas são compartilhadas diariamente. Além disso, as gestantes recebem orientações de como devem ser preparar para o momento mais esperado de suas vidas. Elas trocam dicas de atividades físicas que ajudam durante a gestação e recebem orientações de como suportar a dor no momento das contrações.

A cada realização de um parto normal, as participantes recebem relatos de como conseguiram realizar o sonho de ser mãe.

Seguem alguns relatos:

Livia Sales

"Meu parto foi inesquecível. Me empoderei, estudei e me preparei para este momento. Letícia Maria nasceu com os olhos arregalados para a mamãe dela. Com 3,650kg e 49cm. Foi um parto sem analgesia e ocitocina aplicada minutos antes da fase final do expulsivo".

Katbe Waquim

“Uma amiga me indicou pra fazer parte do grupo Gestantes Poderosas. Lá conheci a equipe que fez parte do meu parto e aprendi muito sobre a fisiologia do processo. Além disse li muitos relatos de parto e aprendi com eles. Isso tudo foi fundamental para que, conhecendo o funcionamento da gestação e do trabalho de parto, eu não me desesperasse nos momento da dor e do cansaço. Assim, meu filho nasceu. um nascimento tranquilo e cheio de amor e isso foi possível, em grande parte porque obtive apoio das integrantes e das profissionais moderadoras do grupo ”.


Ivy Aguiar

“Logo de início me assustei com o nome Gestante Poderosas, mas não poderia ter caído em um grupo melhor! Nesse grupo pude encontrar outras gestantes, mães que haviam passado recentemente por experiências semelhantes, mães que conseguiram o seu tão sonhado parto humanizado e até mães que puderam compartilhar conosco coisas que não foram tão boas em seus partos anteriores.Também pude tirar todas as minhas dúvidas sobre o que iria sentir ou o que já estava sentindo durante a gestação”,
declarou.

Aralice Carvalho

"Tive um parto lindo e espero que seja fonte de inspiração para tantas outras gestantes que estão em busca de um parto respeitoso.Fui atrás de informação, estudei, batalhei para encontrar um médico verdadeiramente humanizado e me empoderei. As meninas empoderadas do grupo de whtassap gestantes poderosas que também me deram suporte e aprendizado nessa jornada pelo meu parto normal humanizado, essa vitória também é de vocês buxudinhas que fazem parte desse grupo. Alí existe muito amor, muito acolhimento, os medos de cada uma se transforma em apoio de uma com outra".


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: grupo, gestantes, parto