Mulher morre esperando ambulância do Samu no Piauí; médico responsável foi afastado

24/02/2021 15h38


Fonte G1 PI

Imagem: André Santos/Prefeitura de UberabaAmbulância Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).(Imagem:André Santos/Prefeitura de Uberaba)Ambulância Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Uma mulher de 37 anos morreu enquanto esperava a chegada de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Parnaíba, no litoral do Piauí. A mulher, que não teve o nome divulgado, faleceu em casa, após sentir fortes dores no peito. A direção do serviço confirmou que a ambulância demorou além do habitual para ser enviada, e afastou o médico responsável pela regulação.

O caso aconteceu durante o último sábado (20). Segundo o relato de familiares da vítima, a mulher começou a sentir dores no peito e eles decidiram chamar a ambulância. O atendimento teria sido negado pelo médico responsável.

A família teria feito cinco tentativas de pedir socorro. Na última tentativa, houve a decisão de enviar a ambulância. A mulher faleceu antes da chegada da equipe médica.

O diretor de urgência e emergência do Samu de Parnaíba, Paulo Santos, confirmou que o atendimento não foi concedido a tempo. Segundo ele, o médico responsável teria acreditado se tratar de um caso de crise de gastrite ou úlcera, e não teria enviado a ambulância.

“Isso é o que se diz ser negligência médica, né? Porque se ela tivesse mandado a ambulância, trazido ela para o Pronto Socorro, tivesse medicado ela, mesmo que ela tivesse vindo a falecer, mas teria sido prestado socorro. Isso não foi feito. Isso é uma coisa que a direção não aceita”, disse Paulo Santos.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: atendimento, mulher, socorro