MPF recomenda que Governo do Piauí não ponha Covid-19 em laudos de mortes por outras causas

02/11/2020 18h42


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoMPF recomenda que Governo do Piauí não ponha Covid-19 em laudos de mortes por outras causas(Imagem:Reprodução)
 O Ministério Público Federal (MPF) fez uma recomendação à Secretaria de Estado do Piauí “se abstenha” de colocar informação sobre Covid-19 em laudos médicos que atestem mortes quando o óbito tenha sido causado por outra causa. A recomendação foi feita por conta de um caso, na cidade de Paulistana, em que um homem de 34 anos que faleceu vítima de um traumatismo craniano teve a morte computada como Covid-19.

Em nota, a Sesapi informou que ainda não foi notificada sobre a recomendação.

O caso foi computado como a 1º morte causada pela doença, em 12 de agosto, apesar de que o Instituto Médico Legal (IML) ter colocado o trauma como principal causa da morte.

As recomendações são documentos emitidos pelos membros do MPF a órgãos públicos para que cumpram dispositivos constitucionais ou legais. As recomendações servem para chamar a atenção dos órgãos sobre normas, para que essas questões sejam sanadas, e assim se possa evitar que o assunto seja judicializado.

Em consulta aos registros da Sesapi sobre número de mortes e casos por cidade do Piauí nesta segunda-feira (2), o G1 verificou que a morte do homem de 33 anos foi computada como causada por Covid-19 no registro do dia 12 de agosto, mas corrigida no dia seguinte. O caso foi a única morte computada na cidade até o dia 13 de setembro. Até esta segunda (2), a Sesapi computa que 3 pessoas morreram vítima de Covid-19 em Paulistana.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: morte, covid, computada