MP-PI propõe parceria com MPF para fiscalizar vacinação após inclusão dos trabalhadores de educação

12/02/2021 12h00


Fonte G1 PI

Imagem: André Pera/Estadão ConteúdoParceria terá como objetivo fiscalizar o Plano Estadual de Imunização.(Imagem:André Pera/Estadão Conteúdo)Parceria terá como objetivo fiscalizar o Plano Estadual de Imunização.

O Ministério Público do Piauí propôs uma parceria com o Ministério Público Federal (MPF) para que os dois órgãos fiscalizem juntos e verifiquem se a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado está ocorrendo em conformidade com o Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde.

O ofício foi elaborado pelo promotor Eny Marcos Pontes, da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, após o Governo do Piauí informar que vai antecipar a vacinação dos trabalhadores da educação. O grupo só iria ser imunizado na quarta fase da campanha, mas agora, serão na segunda fase.

Para o promotor, trata-se de um desrespeito à lei que coloca como responsabilidade do Poder Executivo Federal a elaboração de um programa de imunizações.

“Percebe-se, assim, uma desorganização no estabelecimento de datas e grupos prioritários de vacinação, indo contra diretrizes do Ministério da Saúde”, informou Eny Marcos Pontes.
Inclusão dos trabalhadores de educação na 2ª fase

Vacinação do Piauí

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), 51.077 piauienses receberam a primeira dose da vacina e quatro a segunda dose. Até o momento foram vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência que moram em abrigos e idosos com 90 anos ou mais.

 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: sa?de, minist?rio, vacina??o