MP dá 10 dias para que secretaria regularize energia do Hospital Infantil

01/10/2015 07h54


Fonte G1 PI

O Ministério Público Estadual do Piauí expediu uma recomendação para o secretário de Estado de Saúde do Piauí, Francisco Costa, e ao diretor geral do Hospital Infantil Lucídio Portela, Vinícius Nascimento, com orientações para que sejam corrigidas as falhas no fornecimento de energia para o hospital.

De acordo com a promotora de Justiça Cláudia Seabra, foram constatadas irregularidades no sistema elétrico da unidade, o que ocasionou falta de energia elétrica na UTI e com centro cirúrgico.

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Hospital Infantil Lucídio Portela tem gerador com apenas seis meses de uso, mas que não funciona.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Hospital Infantil Lucídio Portela tem gerador com apenas seis meses de uso, mas que não funciona.

“As falhas na geração de energia prejudicam a realização de procedimentos médicos e colocam em risco a saúde dos pacientes internados”, explicou a representante do Ministério Público.

A equipe de Engenharia Elétrica da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos da Procuradoria-Geral de Justiça realizou vistoria no local e apontou que as quedas de energia aconteceram por conta de defeitos no quadro de força e no gerador. O parecer da coordenadoria indica ainda que não existe contrato de manutenção preventiva e corretiva com empresa qualificada para a execução de serviços especializados em manutenção de geradores de energia elétrica para o Hospital Infantil.

O Ministério Público recomendou que seja elaborado e implantado um Plano de Emergência e Contingência, mais um projeto preventivo e de auxílio ao combate de incêndio. A Promotora de Justiça Cláudia Seabra fixou o prazo de dez dias para que a Sesapi e a diretoria do Hospital Infantil se manifestem sobre observância da recomendação, apresentando a comprovação das providências implementadas.

Sobre as recomendações do Ministério Público, a direção do Hospital Infantil Lucídio Portela informou que todos os itens já estão em fase final de cumprimento e o que o relatório sobre as providências tomadas será apresentado ao órgão no prazo estabelecido.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui