Motoristas e cobradores de ônibus voltam a fazer greve a partir desta terça, dia 13

12/10/2020 18h14


Fonte Cidade Verde

Imagem: ReproduçãoMotoristas e cobradores de ônibus voltam a fazer greve a partir desta terça, dia 13(Imagem:Reprodução)
 Motoristas e cobradores de ônibus entram em greve a partir desta terça-feira (13), em Teresina. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro). As categorias alegam o não cumprimento da Medida Provisória 936, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

"Estamos reivindicando o cumprimento da medida provisória, já que as empresas não estão pagando os 30% do salário, além do auxílio alimentação que também não está sendo pago, conforme a medida provisória”, disse o secretário de previdência social do Sintetro, Francisco Sousa.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) declarou em nota que o sindicato só comunicou sobre o movimento no final do expediente da última sexta-feira (9) sem explicar a razão da paralisação. No entanto, já tem o cadastro de 57 vans e ônibus que operaram durante a greve realizada recentemente e que durou mais de 80 dias.

“Recebemos essa decisão com surpresa. Lamentamos a situação e vamos acionar o Ministério Público do Trabalho porque o sindicato não nos apresentou nenhuma pauta de reivindicações”, ressaltou o gestor da Strans, Weldon Bandeira.

Ainda segundo a Strans, oara aumentar a frota de veículos alternativos enquanto durar a greve, novos veículos serão cadastrados a partir desta terça-feira (13). O gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Rômulo Rego, orienta que serão obedecidos alguns critérios no ato do cadastro dos veículos.

“Temos que garantir a segurança dos usuários e alguns itens de segurança serão verificados para aprovação do cadastro”, informou.

O usuário que necessitar do transporte alternativo poderá fazer o pagamento da passagem com vale transporte ou em dinheiro no valor de R$ 4,00. Não será aceita meia passagem.


Tópicos: greve, strans, medida