Motociclistas de 21 a 40 anos representam quase 90% das vítimas de acidentes de trânsito no Piauí, a

16/07/2022 10h34


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMotociclistas de 21 a 40 anos representam quase 90% das vítimas de acidentes de trânsito no Piauí(Imagem:Divulgação)Motociclistas de 21 a 40 anos representam quase 90% das vítimas de acidentes de trânsito no Piauí

Acidentes de trânsito são, atualmente, a principal causa de internações no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), segundo um levantamento feito pela própria unidade hospitalar, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), e divulgado nesta sexta-feira (15). Os motociclistas entre 21 e 40 anos, do sexo masculino, representam 87% do total de vítimas.

Conforme o levantamento, de janeiro à primeira quinzena de julho deste ano, foram registradas 4.700 entradas de vítimas de acidentes de trânsito no HUT. O número corresponde a cerca de 20% do total de atendimentos no setor de emergência e indica um aumento de 11% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A pesquisa apontou ainda que foram realizados 1.700 procedimentos cirúrgicos relacionados a acidentes de trânsito nos primeiros meses de 2022. O HUT recebe diariamente pacientes de Teresina, de cidades do interior e do estado do Maranhão.

O médico e diretor do HUT, Fábio Marcos de Sousa, alertou também para o número de jovens entre 11 a 20 anos envolvidos em traumas de trânsito. Segundo ele, motociclistas da faixa etária correspondem aproximadamente 13% do total de vítimas.

“Em todos os contextos, é importante que as pessoas tenham responsabilidade, respeitar os limites de velocidade, não ingerir bebidas alcoólicas, usar o cinto de segurança e respeitar a sinalização”, comentou o gestor.

Conforme o diretor, apenas com casos de alta complexidade, foram gastos, em média, R$ 1 milhão este ano.

“Os ortopedistas atendem a maioria das vítimas de traumas de trânsito, sendo muitos de alta complexidade, o que onera bastante o custo da saúde pública e indica um custo médio somente com materiais especiais utilizados nessas intervenções de mais de R$ 1 milhão”, completou Fábio.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: acidentes, v?timas, tr?nsito