Moradores recebem ordem de despejo e têm sete dias para deixar casas

01/12/2015 08h50


Fonte G1PI

A entrega da ordem de despejo para 36 famílias do Residencial Nova Teresina, Zona Norte da capital, na manhã desta segunda-feira (30) foi marcada por muita confusão. Segundo o diretor de habitação da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Nonato Castro, os imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida foram invadidas em janeiro antes mesmo da conclusão das obras. Os moradores têm um prazo de sete dias para deixar as unidades.

Imagem: Catarina Costa/G1 PIInvasores e oficial de justiça discutiram durante ordem de despejo.(Imagem:Catarina Costa/G1 PI)Invasores e oficial de justiça discutiram durante ordem de despejo.

"Estas casas eram para ser entregues em junho, mas devido a invasão não pudemos concluir a obra. Há 40 dias a empresa retomou a construção e as famílias agora devem ser retiradas, porque estamos em atraso com o governo federal por não finalizar este projeto", declarou o diretor da ADH. O representante de vendas Gelson Silva contou ter invadido a casa após ser despejado com a mulher e o filho do Planalto Ininga, Zona Leste de Teresina. Ele alega não ser contra sair da unidade, mas exige garantia de uma nova residência pelo governo.

Imagem: Catarina Costa / G1 PIMais de 30 famílias receberam a ordem no Residencial Nova Teresina.(Imagem:Catarina Costa / G1 PI)Mais de 30 famílias receberam a ordem no Residencial Nova Teresina.

"Todas as famílias aqui fizeram várias vezes cadastro no Minha Casa, Minha Vida e nunca foram beneficiadas. Só invadimos estas unidades porque não temos para onde ir e elas estavam abandonadas, servindo de ponto de drogas. Fomos nós que concluímos a obra, queremos pagar pela moradia assim como os demais moradores do residencial", disse.

A dona de casa Cinthia Barbosa também veio de outra invasão para morar no Residencial Nova Teresina e revelou não ter dormindo à noite preocupada com mais um despejo. "Se não precisasse de casa, nem estaria aqui. Estou com 24h acordada, pensando para onde eu vou com o meu filho", comentou.

Imagem: Catarina Costa/G1Clique para ampliarCoronel Júlia Beatriz deu prazo de mais uma semana para famílias se retirarem.(Imagem:Catarina Costa/G1)Coronel Júlia Beatriz deu prazo de mais uma semana para famílias se retirarem.
Durante a entrega da ordem de despejo, as famílias discutiram com o oficial de justiça e ameaçaram não sair das casas espontaneamente. A situação foi pacificada pela coordenadora de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, coronel Júlia Beatriz, que conseguiu prorrogar o prazo de retirada dos invasores para mais uma semana. "As famílias devem cumprir a ordem de sair, o que podemos negociar aqui é a forma como a retirada delas será feita. Dei mais um prazo, mas domingo vou retornar no residencial para saber se vão sair pacificamente. A ADH ofereceu caminhões para os invasores carregarem seus pertences e vamos acompanhar esta retirada", explicou a coronel.

A espera da casa própria, Antônia Ivanilda de Sousa foi até o residencial acompanhar o despejo dos invasores. A manicure mora de aluguel e há sete anos aguarda receber a unidade que ganhou no programa Minha Casa, Minha Vida.

"Eu vim pronta para receber minha casa. Agora vou esperar mais um pouco para as famílias saírem daqui. É desagradável esperar tanto tempo, fica pagando aluguel, podendo ter o que é meu de direito", comentou.

Ao todo, o Residencial Nova Teresina conta com 350 unidades e o empreendimento foi avaliado em R$ 13 milhões.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews