Moradores do Centro de Teresina reclamam dos custos para ligação com rede de esgoto

01/08/2017 10h15


Fonte G1 Globo

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMoradores do Centro estão insatisfeitos com custos de adaptação do sistema de esgoto(Imagem:Divulgação)Moradores do Centro estão insatisfeitos com custos de adaptação do sistema de esgoto
Moradores da Avenida Campos Sales, no Centro de Teresina, receberam nos últimos dias um aviso da prefeitura para que providencie as instalações para a ligação das casas com a rede de esgoto. O problema é que eles vão ter que arcar com os custos.

De acordo com a notificação, os moradores têm 60 dias para construção de fossas ou para fazer a ligação com a rede de esgoto. Contudo, o Código de Conduta do Município obriga a ligação caso o local seja atendido pela rede de esgoto.

Segundo os moradores, o projeto Sanear começou a instalação de redes de esgoto em Teresina e no caso da Avenida Campos Sales não atendeu todo o trecho. O aposentado Rui Chaves contou ter feito todas as instalações para ligação da rede de esgoto há 10 anos.

"Eu alterei a minha instalação hidráulica e a água no cano corre para rua, porque a ligação de esgoto nunca chegou aqui. Agora vou gastar dinheiro para fazer uma fossa na calçada e nova instalação", declarou o aposentado.

A advogada Renata Sampaio explicou que o Código de Conduta tem o valor de lei e a Prefeitura de Teresina pode exigir que ele seja cumprido. No entanto, os moradores podem recorrer para prorrogar o prazo da notificação.

Para o comerciante Aldo Mendes, o prazo é curto e a prefeitura também tem responsabilidade com o saneamento da cidade. Ele pretende recorrer.

"A responsabilidade inicial é da prefeitura, em continuar com este projeto Sanear por toda a cidade. Uma cidade com quase 1 milhão de pessoas e só tem 17% de esgotamento sanitário, é um absurdo exigir da população a instalação de fossas", comentou o comerciante.

Sobre a reclamação dos moradores, a Superintendência De Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro-Norte informou que caso a notificação seja desobedecida, o proprietário do imóvel fica sujeito a aplicação de multa, que pode chegar a R$ 900.