Moradores denunciam campeonato de pipas próximo da rede elétrica

17/08/2020 18h21


Fonte cidade verde

Imagem: ReproduçãoMoradores denunciam campeonato de pipas próximo da rede elétrica(Imagem:Reprodução)
Se por um lado o campeonato de pipas é a diversão de crianças, adolescentes e até mesmo de adultos, por outro tem provocado constrangimento para alguns moradores, principalmente nos finais de semana. O Cidadeverde.com conversou com moradores da Vila Operária, na zona Norte de Teresina, que relatam os riscos provocados pela "brincadeira".

"Ocorre aglomeração de pessoas, risco de acidentes, atropelamento; além da tentativa de invasão dos domicílios para pegar as pipas. Pelo uso de cerol (na linha), falam até naquela linha chilena, ao enrolar na rede elétrica, ficam puxando, os fios encostam e causa curto-circuito", diz um dos moradores.

No último final de semana, os moradores de uma das ruas, na qual é comum ter o campeonato de pipas, passaram quase 18 horas sem energia elétrica. Eles acreditam que o motivo foi o enroscar de pipas na fiação elétrica e a tentativa de puxá-las com varas já que o desabastecimento ocorreu no horário em que a brincadeira acontecia. No entanto, em nota, a Equatorial Piauí afirma que "a distribuidora está investigando o que ocasionou o problema e pede desculpas aos clientes afetados". Veja nota ao final da matéria.

A Equatorial Piauí alerta para os cuidados e a atenção com as brincadeira de pipa nas ruas. "O perigo aumenta nesse período devido às condições de fortes ventos, fazendo com que a pipa seja levada para bem próxima da rede elétrica e a linha se enrosque nos cabos de energia, interrompendo o fornecimento de energia elétrica e causando acidentes que podem ser até fatais. Quando esse tipo de acidente ocorre, pode afetar gravemente tanto quem está empinando a pipa, quanto a população em geral, que pode ficar sem energia ou ter algum dano nos eletrodomésticos".

A empresa ressalta que "de janeiro a dezembro de 2019 foram registradas 823 ocorrências com a causa de pipa na rede de distribuição de energia elétrica. Essas situações geraram interrupções no fornecimento, que prejudicaram aproximadamente 95 mil clientes em todo o Estado no ano passado".

"Somente nos meses de março, abril e maio de 2020 foram registradas 108 ocorrências" provocadas pelo uso das pipas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: moradores, energia, pipas