Monitor da Violência: Piauí tem 1ª queda no número de mortes violentas dos últimos 4 anos, com 2 a m

17/08/2023 09h00


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê Nascimento/ g1 PiauíDepartamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) - Homicídio em Teresina, Piauí - Polícia Civil do Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/ g1 Piauí)Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) - Homicídio em Teresina, Piauí - Polícia Civil do Piauí.

O Piauí teve a 1ª queda semestral no número de mortes violentas dos últimos 4 anos. O número do primeiro semestre de 2023 apresenta uma queda de 0,5% no número total em comparação com o mesmo período de 2022. A diferença foi de dois casos: entre janeiro e julho de 2022 foram registrados 375 mortes violentas e, no mesmo período de 2023, foram 373.

A redução foi a menor do país. A maior redução foi registrada em Roraima: 22% a menos. A maior alta foi no Amapá: 65% de aumento. Ao todo, o país teve 10 estados com alta nos números de crimes letais.

Os dados foram informados ao g1, após solicitação, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, e foram divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Monitor da Violência. O levantamento inclui homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

O Monitor da Violência é um projeto exclusivo do g1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Jornalistas do g1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Após várias sequências de alta, o Piauí apresentou a primeira queda desde 2019 e segue uma tendência nacional de queda no índice de mortes violentas. No Brasil, a queda foi de 3,4%. Em 2019, o estado já tinha registrado a menor queda do país no total de casos. Nos anos seguintes, o estado apresentou sucessivos aumentos.

A região Nordeste apresentou queda de 6,3% no número de assassinatos na comparação entre os dois períodos.

Na região Nordeste, o Piauí foi o estado que registrou o 2º menor número absoluto de mortes violentas, atrás apenas do Sergipe, onde aconteceram 244 casos, representando uma queda de 19% em comparação ao ano anterior.

Na comparação com os demais estados, o Piauí apresentou o 9º menor número total de mortes. Ao todo, no Brasil, 19.695 pessoas foram assassinadas entre janeiro e julho de 2023. Em 2022, no mesmo recorte de tempo, foram 20.312.


Tópicos: casos, mortes, violentas