Adolescente de 17 anos morre após picada de escorpião em Elesbão Veloso, no Piauí

06/07/2020 15h11


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/InstagramCaroline Mendes morreu após ser picada por um escorpião.(Imagem:Reprodução/Instagram)Caroline Mendes morreu após ser picada por um escorpião.

Caroline Mendes do Nascimento, de 17 anos, morreu, nesse domingo (5), após sofrer uma picada de escorpião em casa, no município de Elesbão Veloso, a 165 km de Teresina.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a adolescente deu entrada no Hospital Estadual Norberto Moura (HENM), em Elesbão Veloso, no sábado (04), relatando que estava sentindo dormência, tremores e sensação de falta de ar.

Contudo, segundo a Sesapi, os sinais vitais de Caroline não apresentavam alterações. "A paciente foi medicada e ficou em observação até às 20h, quando mais uma vez foi avaliada pela médica plantonista", informou em nota.

A Sesapi disse ainda que a paciente seguia estável clinicamente e sem os sintomas referidos na sua admissão.

"Tendo em vista a evidente melhora clínica, a médica resolveu pela alta em comum acordo com os familiares que a acompanhava, porém foi orientada que se tivesse alguma alteração procurasse o hospital imediatamente",
afirmou a Sesapi.

Na manhã de domingo (05), a adolescente voltou à unidade de saúde relatando ter tido vômitos com presença de sangue.

"Foi observado pelo médico de plantão alterações em seus sinais vitais, após prescrever a medicação o profissional solicitou sua transferência para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina, onde infelizmente veio a óbito",
relatou a Sesapi na nota.

No comunicado, a Sesapi afirmou que lamenta a morte e explicou que o HENM não tem o soro para picada de escorpião por uma determinação do Ministério da Saúde:

O Hospital Estadual Norberto Moura ressalta que na unidade saúde não é feito o tratamento com o soro para picada de escorpião, pois por determinações do Ministério da Saúde, estes medicamentos são entregues apenas aos hospitais referência. Lembrando que o quadro inicial da adolescente não era necessário recorrer a este medicamento, já que ela deu entrada com um quadro leve.

A Sesapi e o Hospital Estadual Norberto Moura lamentam profundamente o falecimento da adolescente e se solidarizam com os familiares.

Nota de pesar

A Prefeitura de Elesbão Veloso emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da adolescente, que integrava o Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) do Centro de referência da assistência social (Cras) do município.

Leia a íntegra da nota da prefeitura:

A Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso-PI, através da Secretaria municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, juntamente com o Cras, manifestam sentimentos de profundo pesar pelo falecimento da adolescente Caroline Mendes do Nascimento, 17 anos, popularmente conhecida como Carol, a qual integrava o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, lamentamos a morte precoce da adolescente e externamos votos de pesar e prestamos condolências, em especial seus irmãos Carleane, Beatriz e Caio, seus pais, Miraci e Carlos Andrée aos demais familiares e amigos da adolescente Carol. Sua partida deixa um legado de carinho, talento e amizades.

Sua morte deixa uma lacuna irreparável. Nossos mais sinceros sentimentos.

Descanse em paz Caroline Mendes do Nascimento!
 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: morte, nota, caroline