Ministra Margareth Menezes visita o Piauí para homenagem a Esperança Garcia

02/03/2023 08h32


Fonte OAB-PI

Imagem: Reprodução/TwitterMinistra da Cultura, Margareth Menezes.(Imagem:Reprodução/Twitter)Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, vai estar presente na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), na próxima terça-feira (07), quando será entregue o busto de Esperança Garcia, a primeira Advogada do Brasil.

Nesta quarta-feira (01), representantes da OAB-PI se reuniram definir a organização da homenagem. O presidente, Celso Barros, enaltece a importância de Esperança Garcia para o Direito brasileiro.

“O símbolo do protagonismo da primeira advogada do Brasil será instalado não só na Seccional, mas também na sede do Conselho Federal, em Brasília. A obra tem um grande valor para a história do Direito”,
disse.

O diretor-tesoureiro, Marcus Nogueira, destacou que a luta da advogada pela igualdade racial jamais será esquecida

“O busto é uma forma de reconhecer uma luta árdua, exemplar, que continua viva nas novas gerações. Esperança viveu no século XVIII e batalhou por direitos que deram início à busca por igualdade racial e paridade de gênero. Valores estes defendidos com muito esmero pela nossa casa, que terá a honra de receber uma representação física da figura da primeira mulher advogada do Brasil”,
disse.

RECONHECIMENTO

Esperança Garcia foi reconhecida como a primeira advogada do Brasil em novembro do ano passado, pelo Conselho Federal da OAB. Ela é autora de uma petição direcionada ao então Governador da Capitania de São José do Piauí, pela qual os maus-tratos que ela e sua família sofriam.


Tópicos: brasil, advogada, garcia