Ministério analisa solicitação de deputado para ampliar atendimento no HU

12/05/2023 08h07


Fonte Assessoria de Comunicação

Imagem: DivulgaçãoMinistério analisa solicitação de deputado para ampliar atendimento no HU.(Imagem:Divulgação)Ministério analisa solicitação de deputado para ampliar atendimento no HU.
 
O Ministério da Saúde está analisando solicitação do deputado Dr. Francisco Costa (PT/PI) para aumentar o teto da MAC - valor máximo disponível para custeio de ações e serviços de saúde de Média e Alta Complexidade – do Hospital Universitário do Piauí (HU-PI).

O investimento é necessário para ampliar a capacidade de atendimento do HU para procedimentos como cirurgias cardíacas, tratamento de câncer, dentre outros, e reduzir as filas de espera de pacientes por serviços do SUS.
 
“O pleito é justo. E o hospital, que é do governo federal e tem prestado tantos serviços qualificados à população do Piauí, merece. Então analisaremos a proposta e, rapidamente, daremos retorno”, garantiu o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães. Ele ainda informou que a ministra Nísia Trindade deve vir ao Piauí em breve, oportunidade em que deve anunciar os investimentos. 
 
“Temos um Hospital Universitário de excelência na formação acadêmica, que já oferece procedimentos em diversas especialidades, mas que tem capacidade de ofertar mais serviços. E, neste momento, a população piauiense necessita que todos os espaços hospitalares trabalhem em sua capacidade máxima para acelerar o atendimento e zerar as filas de espera”, disse o deputado. 
 
Os trâmites necessários para viabilizar os recursos vêm sendo acompanhados pela equipe do HU e deputado Dr. Francisco. Nesta quarta-feira (10), o parlamentar e o superintendente do HU, Paulo Márcio, participaram de uma série de reuniões com representantes do Ministério da Saúde e o presidente da EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares -, Arthur Chioro, para ajustes técnicos nos projetos de investimentos.
 
Para aumentar a quantidade de procedimentos é necessária uma repactuação financeira com participação do Ministério da Saúde que viabilize ações de saúde e dote o hospital para maior resolutividade. “Por isso, apresentamos a proposta de aumento do teto do hospital que oferecerá, em contrapartida, mais serviços à população. O plano de trabalho solicitado pelo Ministério está sendo organizado pela HU e EBSERH e, em breve, teremos as condições de ter este aumento de teto de prestação de serviços do HU”, contou o deputado.
 
Há previsão de abertura de 40 a 50 leitos. Com isso, haverá mais estrutura para cirurgias, internações, e, assim, sem perder a excelência que o hospital já tem em alta complexidade, poder avançar na média complexidade, realizando mais consultas ambulatoriais, exames em diversas especialidades, cirurgias. Este investimento “é um sonho de 3 milhões de piauienses que esperam um hospital mais moderno, ampliado e pronto para servir a quem precisa da ação do poder público”, disse Paulo Márcio.