Militares do Exército iniciam combate ao Aedes aegypti em Teresina

28/12/2015 13h25


Fonte G1 PI

O combate ao mosquito Aedes aegpty ganhou um reforço nesta segunda-feira (28) em Teresina. Ao todo, 160 militares do Exército Brasileiro começaram a atuar como agentes de endemias na Zona Sul da cidade, onde foi registrado alto índice nos casos de dengue.

A participação dos militares para o trabalho como agentes de endemia foi solicitada pelo prefeito Firmino Filho ao Ministério da Defesa, pois Teresina apresenta aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos, anomalia que tem ligação o zika vírus.

Imagem: Catarina Costa/G1 PISoldados do Exército começam a atuar como agentes de endemias.(Imagem:Catarina Costa/G1 PI)Soldados do Exército começam a atuar como agentes de endemias.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, os militares farão um trabalho educativo. Eles foram treinados para realizar visitas nas casas, identificar focos do mosquito, eliminação das larvas e orientar os moradores para os cuidados a serem tomados.

"Esta parceira é importante para chamar a atenção da população dos riscos do Aedes aegpty, que é capaz de transmitir cerca de 20 doenças, sendo a dengue, zika, chikungunya e febre amarela já conhecidas pelos teresinenses. É importante salientar, que a melhor tecnologia contra o mosquito somos todos nós",
comentou.

Para Amariles Borba, as ações desenvolvidas pela Fundação de Saúde e Prefeitura de Teresina têm sido essenciais para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Além das visitas diárias, os agentes de endemias estão realizando a Faxina nos Bairros em todas as zonas durante os fins de semana.

"Não estamos recebendo notificações sobre os casos de dengue, zika e chikungunya, por isso não vamos esperar para ter o diagnóstico e depois agir. Precisamos que todos tenham essa preocupação", destacou.

A diretora do Centro de Zoonoses Oriana Bezerra, explicou que os militares do Exército ficarão até a primeira semana de fevereiro na Zona Sul e depois vão atuar na Zona Norte de Teresina. "Nosso objetivo neste momento é retirar os potenciais focos do mosquito antes do período chuvoso", explicou.

Imagem: Catarina Costa/G1 PIMilitares do Exército vão realizar trabalho educativo nas casas.(Imagem:Catarina Costa/G1 PI)Militares do Exército vão realizar trabalho educativo nas casas.

Oriana Bezerra ressaltou ainda a importância do decreto de situação de emergência sanitária na capital para forçar a vistoria nos imóveis fechados e possíveis focos do mosquito, anunciado pelo prefeito Firmino Filho. De acordo com ela, a determinação reforçar ainda mais o combate à dengue.

"Temos problemas diversos e os principais deles são os imóveis fechados e resistência dos moradores em receber a visita dos agentes de endemias. Espero que com este decreto tenhamos o direito de entrar nas casas e realizar nosso trabalho",
completou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui