Meteorologia prevê chuvas intensas com trovoadas no PI, nesta sexta (19), Dia de São José

19/03/2021 17h36


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarNesta sexta, a previsão é de céu nublado com pancada de chuvas e trovoadas isoladas, sendo mais significativas no norte e centro-norte do Piauí. Segundo a Semar, as chuvas prevista(Imagem:Reprodução)
 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (19), data religiosa que celebra São José, um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para 216 municípios do Piauí. Na cultura popular, existe a crença de que quando há chuva neste dia santo é o anúncio de um inverno chuvoso.

O alerta do Inmet teve início às 14h desta sexta e termina às 11h de sábado (20). A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). No território piauiense, o período de chuvas geralmente começa no final de fevereiro e termina em maio.

Segundo a cultura sertaneja, o que determina se o período de inverno será intenso é a chuva no Dia de São José, um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica.

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semar), as chuvas previstas para esta sexta em todo o estado são por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provoca instabilidades nesta sexta e sábado.

Nesta sexta, a previsão é de céu nublado com pancada de chuvas e trovoadas isoladas, sendo mais significativas no norte e centro-norte do Piauí. Segundo a Semar, as chuvas previstas nesse período são mais intensas.

O Inmet alertou sobre o risco de queda e descargas elétricas recorrentes em temporais de chuva. Em Teresina e no litoral, as chuvas com trovoadas são esperadas durante a tarde e noite desta sexta, mesmo sendo de forma intensa, serão rápidas.

Somente no sábado os volumes serão reduzidos e no domingo (21), as chuvas serão isoladas.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: chuvas, inmet, intensas